Um clube formador. Essa é uma das características marcantes do Figueirense, celeiro de craques como Roberto Firmino e Filipe Luís, que hoje brilham no futebol mundial e defendem a seleção brasileira. No elenco atual, 14 dos 34 jogadores integravam, em 2018, a equipe sub-20. Foi essa a tônica da reapresentação dos juniores para a temporada de 2019, que ocorreu na tarde desta segunda-feira (25), no Estádio Orlando Scarpelli.

“Nosso maior troféu é o grande número de atletas da base no elenco profissional. O projeto para 2019 é dar sequência a esse processo”, destacou Felipe Gil, coordenador-geral de futebol do Figueirense.

“O objetivo maior do clube é dar continuidade à carreira de todos vocês, aqui no Figueirense. Para que essa missão tenha sucesso, é necessário ter competitividade e espírito de grupo, além de bons jogos”, completou.

Felipe Gil ainda parabenizou a equipe pelo desempenho nas três últimas competições – os juniores do Figueirense chegaram na fase semifinal da Copa Santa Catarina (competição profissional), e também da Copa Sul, ainda em 2018, e nas quartas de final da Copa São Paulo, onde eliminou gigantes do futebol nacional como Flamengo (RJ) e Palmeiras (SP).

O técnico do sub-20 alvinegro, Fábio Matias, disse que a meta, para o primeiro semestre, é chegar na final do Campeonato Catarinense, que iniciará dia 30 de março.

“Com isso, vamos garantir vaga na Copa do Brasil do ano que vem. Fizemos excelentes campanhas nas últimas competições, e pretendemos ter um desempenho ainda melhor em 2019”, afirmou, ao completar: “O grupo de trabalho será reduzido, para que todos vocês tenham a oportunidade de mostrar seu potencial.”

Nos próximos dias, os atletas da categoria passarão por exames médicos e testes físicos para iniciar os treinamentos. O primeiro compromisso é o duelo contra o Joinville, no dia 30 de março, pela primeira rodada do estadual.