Notícias

Jovem Furacão

Figueirense participou de III Congresso Técnico das Categorias de Base no Rio de Janeiro

 

 

Considerado um dos principais eventos anuais realizados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o III Congresso Técnico das Categorias de Base  foi realizado nesta segunda-feira (27). No evento que aconteceu na sede da entidade máxima do futebol nacional, no Rio de Janeiro, o Figueirense esteve representado pelo coordenador técnico das categorias de formação do clube, Pedro Smania e pelo treinador da equipe júnior do alvinegro, Cristian de Souza.

O III Congresso técnico das categorias de base, reuniu representates dos 20 clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro e teve como objetivo discutir melhorias para o processo de formação de atletas no país, troca de aprendizagem e experiências dos profissionais da área e palestras foram realizadas durante toda a segunda-feira.

Entre os assuntos abordados, foram conversados temas como o calendário de competições nacionais do futebol de base com chancela da Confederação Brasileira de Futebol. Atualmente, são realizadas pela entidade, a Copa do Brasil sub-17 e sub-20. Futuramente, a confederação pretende lançar a Copa do Nordeste sub-20, além da Copa do Brasil sub-15 e Campeonato Brasileiro sub-20. Estamos em busca de viabilizar essas competições e assim que tivermos novidades vamos anunciá-las. É um pedido dos clubes para que exista um volume maior de jogos competitivos no calendário e vamos buscar atender a esta demanda” afirmou Manoel Flores, gerente de competições da CBF.

Vínculos de jovens atletas com os clubes e parte jurídica, certificado de clube formador e sistema de registros e transferências de atletas também foram temas de palestras no seminário. As palestras de encerramento ficaram por conta de João Eduardo Santos, coordenador do futebol de base do Benfica de Portugal, que passou conhecimentos sobre formação de atletas na europa e de Alexandre Gallo, técnico das seleções de base do Brasil e técnico da seleção olímpica e sub-20 nacional e um dos organizadores do III Congresso Técnico, realizou a palestra de encerramento..

O técnico da seleção brasileira principal, Dunga e o coordenador de seleções da entidade, Gilmar Rinaldi, também acompanharam de perto o evento no Rio de Janeiro.

Um dos representantes do Figueirense no evento, o coordenador técnico das categorias de base, Pedro Smania, falou sobre a oportunidade da importante  troca de experiências e suas impressões sobre o balanço final do III Congresso Técnico da CBF. “Foi importante participar deste congresso pois analisamos onde o Figueirense está atualmente no cenário nacional de base. Poder conversar e ouvir de perto outros coordenadores saber quais as dificuldades que cada um vive além de conhecer outras metodologias aplicadas em clubes de todo o Brasil foi muito positivo. Como tema principal debatido no seminário, creio que foi o calendário anual da CBF para as categorias de base e forma de competições para todas as categorias. A palestra com o coordenador do Benfica também foi muito importante para conhecer métodos de formação de atletas na europa.” afirmou Pedro.

 

Foto: Coordenador técnico das categorias de base do Figueirense, Pedro Smania (ao centro na foto), representou o Figueirense no III Congresso Técnico das categorias de base ao lado de Dunga e de Gilmar Rinaldi.






Parceiros

Marcas que jogam junto com o Furacão

  • Liderança
  • Governo Federal
  • Topper
  • InfoTV
  • Baly
  • BrahmaBrahma