A semana reúne datas inesquecíveis para o torcedor do Furacão. Se, na segunda-feira (08), o último título estadual do Figueirense completou um ano, neste sábado (13) mais uma conquista é celebrada: o 16ª título Catarinense do Alvinegro completa 5 anos.

Em 2014, mais precisamente no dia 13 de abril, o alvinegro derrotava o Joinville, no Orlando Scarpelli, e recolocava a taça de campeão de Santa Catarina no Estreito. A série Memória Alvinegra relembra, a seguir, como foi a grande final.

Classificados para o quadrangular final, Figueirense e Joinville garantiram vaga na decisão após fazer as duas melhores campanhas. O Furacão terminou na liderança e conquistou a vantagem de decidir em casa, bem como fazer dois resultados iguais para ficar com a taça.

Figueirense foi campeão diante de um Scarpelli completamente lotado.

No primeiro jogo, em Joinville, vitória do time da casa pelo placar de 2 a 1. Everton Santos marcou o único gol alvinegro. Com o revés, o Furacão precisava de uma vitória em casa.

Com espírito de luta e pressionando o adversário desde o começo do jogo, o Figueirense fez 2 a 0, ainda no primeiro tempo, com Dudu, logo no primeiro minuto, e Lúcio Maranhão, aos 34. Na segunda etapa, o Joinville ainda descontou, mas o Furacão conseguiu segurar a vitória e garantir o título estadual.

A conquista foi marcante para a torcida alvinegra. O título quebrou um jejum de seis anos, já que o último troféu havia sido levantado em 2008.

O Figueirense entrou em campo com Tiago Volpi; Leandro Silva, Thiago Heleno, Nirley e Marquinhos Pedroso; Luan, Marcos Assunção e Giovanni Augusto (Rivaldo); Dudu (Léo Lisboa), Everton Santos e Lúcio Maranhão. O técnico era Vinicius Eutrópio.

Taça do Campeonato Catarinense de 2014 está exposta no Memorial Alvinegro