Clube catarinense com mais participações na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, o Figueirense tem, na data desta quinta-feira (16), uma lembrança especial. A conquista do primeiro acesso à Série A completa 46 anos. A Memória Alvinegra relembra, nos próximos parágrafos, um pouco do importante feito.
Em 1973, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) precisava definir quem seria o representante estadual na disputa do Campeonato Nacional. Para isso, determinou um enfrentamento em dois jogos entre Figueirense e Avaí, os dois últimos campeões estaduais. Quem levasse a melhor nos confrontos, ficaria com a vaga.
Na primeira partida, disputada no estádio Adolpho Konder, vitória do Furacão, por 1 a 0, com gol de Tião Marino. No jogo da volta, realizado no estádio Doutor Hercílio Luz, em Itajaí, empate sem gols, que garantiu o Figueirense na elite nacional.
O time que entrou em campo com Da Costa; Pinga, Jailson, Moenda e Casagrande; Adairton, Moacir, Luís Everton e Caco; Tião Marino (Quincas) e Land. O técnico era Jorge Ferreira.

Fotos: Memorial Alvinegro