Figueirense conquistou sua primeira Copa SC em 1990, contra o Brusque (Foto: Divulgação/FFC)

A primeira conquista alvinegra na Copa Santa Catarina completa nesta segunda-feira (02), 29 anos. O Figueirense sagrou-se campeão da competição estadual após derrotar na final a equipe do Brusque.

Após terminar na liderança a fase inicial disputada em turno e returno, com uma campanha de seis vitórias, seis empates e apenas duas derrotas, o Furacão avançou às semifinais para enfrentar o time do Araranguá. Em jogos de ida e volta, na primeira partida, no Sul do Estado, o Figueirense fez o resultado de 2 a 0 com gols de Edinho e Otávio. Já no Orlando Scarpelli, o empate por 1 a 1 já bastou para levar equipe do Estreito à final da competição.

Decidindo o título em mais duas novas partidas, mas desta vez contra o Brusque, o Figueirense começou a disputa na frente ao vencer a primeira partida por 1 a 0, fora de casa, com gol assinalado por Toninho Cajurú. Em Florianópolis, com um público de 10.635 torcedores, o Furacão venceu novamente o adversário. Toninho Cajurú e Otávio marcaram no triunfo por 2 a 1, e deram o primeiro título da Copa Santa Catarina ao Alvinegro.

O time que entrou em campo na partida decisiva contra o Brusque foi Peçanha; Washington, Sérgio Márcio, Meira, Marcelo; Gilmar Serafim, Agnaldo, Otávio (Chicão), Kraemer; Toninho Cajurú, Vílson. O técnico era Sérgio Lopes.