O clube mais vezes campeão de Santa Catarina começa a semana com uma boa lembrança. Nesta mesma data, há exatos 12 anos, no dia 4 de maio de 2008, o Figueirense conquistava o Campeonato Catarinense pela 15ª vez na história e pela quinta vez na década. A série Memória Alvinegra conta, nos próximos parágrafos, como foi essa conquista.
Vencedor do primeiro turno do Campeonato Catarinense, o Figueirense se classificou para a disputa da grande final com o vencedor do segundo turno, o Criciúma. No primeiro jogo, disputado no Estádio Orlando Scarpelli, vitória alvinegra por 1 a 0, com gol de Edu Sales. Com isso, o furacão foi com a vantagem do empate para o jogo da volta, no sul do estado.
Mas, como já era de se esperar, o Figueirense encontrou grandes dificuldades, e acabou sendo derrotado por 3 a 1. Por força de regulamento, uma prorrogação teve que ser disputada. Desta vez, o Furacão foi melhor e, com gol de Bruno Santos, venceu o Criciúma e se sagrou campeão catarinense pela 15º vez na história.
A conquista em Criciúma ainda teve um sabor especial: pela primeira vez, o Figueirense conquistava um título estadual longe do Estádio Orlando Scarpelli. Todas as outras 14 taças até então, foram entregues em domínios alvinegros, na capital Florianópolis.
O Figueirense que conquistou o título em Criciúma esteve em campo com Wilson; César Prates, Felipe Santana, Asprilla e Elton (Alex Júnio); Leandro, Diogo, Anderson Luis Wellington Amorim (Bruno Santos) e Cleiton Xavier; Edu Sales (Marquinhos). O técnico da equipe era Alexandre Gallo.