A intertemporada tem sido intensa e proveitosa para o Figueirense. Essa é a avaliação prévia do técnico Hemerson Maria, que vê um balanço positivo do período sem jogos e aproveitado, entre outros aspectos, pela comissão técnica para aprimorar o condicionamento físico e fundamentos técnicos e táticos para seguir em busca de dois objetivos principais: o título da Recopa Catarinense e o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.
“Foi um período muito produtivo. Dividimos o grupo, onde uma pequena parte teve, aproximadamente, uma semana de folga, principalmente os jogadores que atuaram mais. Temos 16 jogadores no grupo com idade para jogar na equipe sub-23 e alguns atletas que podem atuar pelos juniores”, explica.
Sobre o uso de atletas em partidas do Brasileirão de Aspirantes e também em jogos da base, o treinador mostra confiança no planejamento integrado no clube diante das avaliações individuais e coletivas.
“Isso foi importante para que déssemos ritmo de jogo para todos. Fizemos alguns testes físicos, que mostraram nosso grupo com um bom condicionamento. Então só precisamos fazer algumas manutenções e trabalhar alguns aspectos técnicos e táticos. Assim, eu acredito que elevaremos o nível de atuação da equipe e, com isso, vamos conseguir conquistar bons resultados para conseguir uma boa condição na disputa da Série B”, analisou.
Hemerson também ressaltou a necessidade de aprimoramento físico de todo o elenco, pois o desgaste em função da rotina de jogos é pesada. Para essa demanda, a comissão promove treinos específicos para equacionar o condicionamento de cada peça.
“Alguns jogadores fizeram atividades para potencializaram questões físicas, como força, resistência e velocidade. Outros, devido à intensidade dos trabalhos, sentiram um pouco de dores musculares e foram preservados, enquanto os demais aperfeiçoaram valências físicas que necessitavam de uma melhora”, afirmou.
Agenda
Ainda com a Copa América em andamento, o Figueirense voltará a atuar. O desafio é diante do Brusque, na próxima quinta-feira (04), em partida que vale o título da Recopa Catarinense. Para esse desafio, Maria espera ter uma equipe ainda mais competitiva, até por ter a ciência de que será uma disputa de extrema dificuldade.
“Vamos ir com o que temos de melhor e, a partir de segunda-feira (01), vamos trabalhar da melhor forma possível para se preparar para enfrentar o Brusque. É uma decisão de campeonato e respeitamos o adversário e o Waguinho Dias (técnico do Brusque), que vem fazendo um grande trabalho. Então vamos preparar a nossa equipe para que possamos fazer um grande jogo e conquistar esse título, para premiar a nossa torcida com essa taça”, declarou Hemerson.
A partida contra o Brusque, marcada para quinta-feira (04), acontecerá no Estádio Orlando Scarpelli, às 19h. A Recopa Catarinense será decidida em jogo único e, caso haja empate no tempo regulamentar, a decisão será nos pênaltis. O retorno do Figueirense pela Série B do Campeonato Brasileiro será no dia 13 de julho, às 11h, contra o América-MG, no Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG).
Confira, na íntegra, a entrevista coletiva com o técnico Hemerson Maria: