Figueirense FC - Site Oficial
Yuya participou de treinamentos com a equipe sub-17 do Figueirense. Foto: Patrick Floriani/FFC

Para fomentar parcerias internacionais e levar o DNA de clube formador de grandes talentos para todo o mundo, o Figueirense lançou o projeto de intercâmbio de atletas – tantos os do Alvinegro para clubes de outros continentes, quanto a chegada de jogadores de variadas nacionalidades para atuar na base no Estreito. E o primeiro a chegar no Orlando Scarpelli foi Yuya Ishisuka, de 17 anos, que passou por um período de treinamentos com o time juvenil.

Proveniente da província de Saitama, na região metropolitana de Tóquio, Yuya é atacante e pertence ao Tokio Musashino City FC. Chegou ao Furacão no dia 29 de julho e seu retorno está marcado para esta quinta-feira (29). O jovem jogador acredita que a experiência vai servir consolidar a evolução na carreira não só no aspecto técnico, mas também no desenvolvimento físico e tático.

“Aprendi novas técnicas e me tornei um jogador mais completo, pois os métodos de treinamentos que vi no Figueirense são muito diferentes dos que eu estava acostumado no Japão. Aqui, aprimorei aspectos como a criatividade, trabalhando situações de enfrentamento de um contra um, o drible, a vitória pessoal sobre o adversário. Sendo atacante, isso é fundamental para meu desenvolvimento”, frisou o jogador.

“Adquiri novas habilidades, técnicas e conhecimentos sobre um futebol competitivo. Com certeza, quando voltar ao Japão, vou apresentar um futebol melhor do que eu apresentava antes de chegar ao Figueirense”, complementou.

Atleta japonês teve boa recepção dos companheiros e vivenciou grande experiência no clube. Foto: Patrick Floriani/FFC

Yuya ressalta também a excelente recepção que teve dos atletas e funcionários brasileiros e sobre sua vivência no Estádio Orlando Scarpelli e no Centro de Formação e Treinamentos (CFT) do Cambirela, onde participou das atividades com o elenco sub-17.

O apoio de todos no clube fez com que sua adaptação, apesar da barreira do idioma, fosse mais fácil e lhe proporcionasse bons momentos dentro do maior campeão do estado de Santa Catarina.

“O dia a dia no Figueirense foi muito enriquecedor, pois, no Japão, não temos tanta convivência com os companheiros como é aqui. É uma cultura bem diferente. Vou guardar essa experiência com muito carinho”, destacou.

“Nos treinamentos, senti um apoio muito grande de toda a equipe e da comissão técnica. Todos tentavam me ajudar de alguma forma, seja falando em inglês e até mesmo com gestos. Essa interação fez com que a adaptação a um país diferente se tornasse mais simples, apesar da dificuldade de comunicação nos primeiros dias. Me senti muito apoiado e muito bem recebido por todos”, emendou.

Amizades e torcida pelo Figueirense

Prestes a embarcar de volta para casa, Yuya leva consigo o carinho pelos companheiros e amigos que fez durante os 30 dias em que esteve treinando no Figueirense. Revela ainda que, através das redes sociais, vai manter contato com os atletas que lhe proporcionaram uma experiência inesquecível e grande aprendizado.

“Apesar de permanecer no clube por um período curto, fiz boas amizades dentro do Figueirense. Vou manter contato com eles. Tenho o sonho de me tornar um grande jogador de futebol e torço muito para que os amigos que eu fiz aqui tenham um futuro maravilhoso dentro do esporte”, revelou.

“Já tenho um carinho especial e posso afirmar que o Figueirense é o clube que tem a minha torcida aqui no Brasil. Sonho também em, um dia, defender essa camisa de tanta história”, finalizou.

Fortalecimento da marca

Para o diretor de Negócios e Parcerias, Luiz Greco, a inciativa colocará o clube em um novo patamar e resultará em pontos positivos também internamente.

“A participação do Yuya foi muito importante, pois possibilitou uma integração muito grande entre um atleta de outra escola do futebol e de outra cultura. Assim, agregou valor técnico e pessoal aos nossos atletas em formação”, disse.

“Também marcou o início de uma série de intercâmbios que vamos promover e que faz parte do projeto de longo prazo da internacionalização da marca Figueirense, que terá, entre outras ações, a participação da nossa base em competições em outros países”, destacou Greco.