Técnico ressaltou o potencial do jovem elenco Alvinegro – Foto: Hermes Bezzerra/ Figueirense

Com o terceiro melhor aproveitamento no ano entre os clubes que disputam a Série B do Campeonato Brasileiro em 2019, o Figueirense conquistou 69% dos pontos que disputou. O bom desempenho, nesse começo de temporada, não é por acaso. A força do elenco, a solidez defensiva, a eficiência no ataque e o alto aproveitamento das categorias de base do clube foram alguns dos pontos destacados pelo técnico Hemerson Maria na entrevista coletiva após a vitória sobre o Brusque, no último sábado (09), que fez o Furacão retomar a liderança do Campeonato Catarinense.

“Os meninos que entraram nos fizeram ganhar mais opções. Enfrentamos uma equipe chata, com jogadores rápidos, e conseguimos vencer, apesar das alterações. Nos mantivemos invictos, retomamos a liderança e agora vamos tentar consolidar, contra o Avaí, a nossa posição na tabela”, pontuou.

“Felizmente, estamos sendo muito eficientes no ataque, aproveitando as chances que são criadas. Somos o segundo melhor ataque da competição, com vários jogadores marcando gols”, frisou, ao analisar o potencial tantos dos jovens, quanto dos mais experientes.

Hemerson também destacou o esforço da diretoria para reorganizar o clube e o trabalho interno para a reestruturação do Figueirense.

“Quando eu assumi o clube, eu sabia da situação financeira complicada em que estava. Hoje estamos com os salários em dia, para atletas e funcionários. Tivemos dificuldades para montar o elenco, e hoje estamos vivendo o efeito contrário, com agentes e clubes oferecendo atletas para atuar no Figueirense”, valorizou.

Contra o Brusque, o zagueiro Wesley e o meia Bruno fizeram o primeiro jogo pela equipe profissional do Figueirense. O volante Jean Martim, também formado nas categorias de base, teve atuação destacada e mostrou confiança nas oportunidades recebidas.

“Aprendo muito diariamente e o que levo comigo é o respeito com todos os companheiros e comissão, sejam eles mais jovens ou experientes. Estou passando um período importante de transição na minha carreira”, relatou.

Ao todo, subiram para a equipe profissional 14 atletas na temporada de 2019. E, dos 35 atletas do elenco, 19 são formados no clube. Sobre o bom aproveitamento e o desempenho dos jogadores oriundos do Cambirela, Hemerson Maria fez questão de elogiar o trabalho do coordenador geral de futebol do Figueirense, Felipe Gil, e das comissões técnicas das categorias inferiores.

“Hoje, nós estamos recebendo os jogadores semiprontos no profissional. Temos que exaltar o trabalho do Felipe Gil, nosso coordenador, do Fábio Matias, do Rodrigo e do Gustavo (treinadores das divisões inferiores) e toda a equipe que faz um excelente captação”, destacou o treinador, que já colocou 11 jogadores em campo, neste ano.

Agora, todo o grupo do Figueirense terá uma semana de preparação para mais duelo decisivo no próximo domingo (17). O Furacão disputará o clássico contra o Avaí, às 16h, na Ressacada, para se manter na ponta da tabela do Estadual. No primeiro turno, vitória do Alvinegro pro 1 a 0, no Scarpelli, com gol de Patrick.