Não é preciso voltarmos a citar que estamos enfrentando um momento de muita dificuldade e que a pandemia causada pelo Coronavírus fez, praticamente, o mundo inteiro parar suas atividades. E o Figueirense, como um clube de futebol, se vê diretamente afetado, já que as competições vigentes estão – necessária e corretamente – suspensas. Neste período, manter as atividades físicas, ter cuidados com a alimentação e realizar, dentro do que for possível, trabalho de forma remota, é fundamental. Mas tem algo que pouco se tem falado nesse tempo de pandemia: a saúde mental, que pode ser diretamente prejudicada pelo isolamento que se faz preciso nos tempos atuais.

Foi justamente pensando nisso que Josielly Pinheiro Westphal (CRP 12/09878), psicóloga das equipes profissional e de base do Figueirense, encaminhou aos funcionários, comissões técnicas e atletas do clube uma cartilha com algumas orientações para manter a mente saudável enquanto perdurar o período de quarentena. E que, agora, tornamos pública, tentando contribuir nessa luta contra o Coronavírus, que é de todos nós.

 

Confira, abaixo, as orientações da psicóloga do Figueirense:

 

Esteja atento às suas emoções

Em momentos de insegurança e incerteza, onde pouco ou nada sabemos sobre o que nos aguarda nos próximos dias, é comum a oscilação de humor e o aparecimento de sinais de ansiedade. Procure identificar a natureza das suas emoções e a intensidade das mesmas. Caso considere que seus recursos internos estão insuficientes para lidar com a situação, peça ajuda às pessoas que estão com você ou procure auxílio profissional.

 

Estabeleça uma rotina

Praticamente tudo ao nosso redor fugiu do nosso controle, mas é importante que nosso cérebro mantenha algum tipo de constância nas atividades. De preferência, estabeleça horários no seu dia, organize sua rotina alimentar e coloque limite no tempo que vai gastar com redes sociais.

 

Filtre as informações que absorve

Juntamente com a pandemia, vivemos a “infodemia”, que é um excesso de informações referentes ao Covid-19. Selecione as informações que você irá absorver, bem como as que irá compartilhar.

 

Fortaleça seus vínculos

Momentos de crise são ótimas oportunidades para compreendermos e valorizarmos a importância das pessoas que nos cercam. Aproveite a oportunidade para conhecer melhor as pessoas que vivem com você. Utilize as redes sociais para continuar mantendo contato com as pessoas que você ama, mas que nesse momento, estão longe. Isolamento social não é isolamento emocional, você pode e deve continuar conversando com as pessoas.

 

Faça uma pausa no seu dia

Tire um tempo para meditar, relaxar, orar (independentemente de sua crença) e conectar-se com as suas emoções e sentimentos. Lembre-se que seu cérebro não diferencia o que está acontecendo na realidade daquilo que você está só imaginando ou prevendo. Então, alimente-o com bons pensamentos e informações. Evite os pensamentos negativos e catastróficos, eles não irão solucionar nada, muito pelo contrário.

 

Cultive bons hábitos

Você terá mais tempo disponível, aproveite para desenvolver um hábito ou tirar um projeto do papel. Ter menos tempo ocioso ajudará você a manter a sua saúde mental.

 

Escreva um diário da gratidão

Ainda que estejamos vivendo tempos difíceis, todos temos muitos motivos para sermos gratos. Faça uma lista diária daquilo que você deseja agradecer e leia quando estiver sentindo-se triste e sem esperança.

 

Mantenha a esperança

É um período difícil, mas perder a fé não o tornará mais fácil. Mantenha a sua espiritualidade, ouça canções inspiradoras, leia livros sobre superação de momentos de crise, assista filmes e séries que reacendam a sua fé.

 

Faça o melhor que você pode, com os recursos que você tem

Evite cobranças em excesso e não descuide da sua saúde. Agora, mais do que nunca, você precisa ter bons hábitos.

Por fim, não se sinta sozinho, a luta é de todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *