Acumulando bom desempenho no Catarinense, o Figueirense inicia sua caminhada na nova edição da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (13), o alvinegro enfrenta o Boavista, às 20h30, no Estádio Elcyr Resende, em Bacaxá, distrito da cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro. A disputa, jogo único, vale vaga para enfrentar o Luverdense (MT), na segunda fase.

Na tradicional competição nacional, que é realizada desde a temporada  de 1989, o Alvinegro já disputou 76 partidas e a melhor campanha foi, em 2007, quando foi finalista da competição. Com 18 participações, o Furacão fez a sua estreia em 1995.

O Figueirense esteve também entre as oito melhores equipes do torneiro em outras duas oportunidades: 2005 e 2015. Nessas oportunidades, chegou até as quartas de final.

Desde 2013, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) alterou o formato da Copa, que ampliou o número de participantes e de fases eliminatórias.

Programação

Após o compromisso no Rio, o elenco do Furacão retorna para Santa Catarina e já inicia a preparação visando a disputa do Campeonato Catarinense e a manutenção da liderança da competição.

No sábado (16), o adversário será a Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó (SC), às 17h. O confronto é válido pela oitava rodada do estadual que o alvinegro lidera com 17 pontos em sete rodadas.

Conheça o Boavista

O clube fluminense disputará uma partida oficial diante do Figueirense pela primeira vez na história. Refundado, em 2004, na cidade de Saquarema, na Região dos Lagos, tem na sua origem o Esporte Clube Barreira, que tinha as cores verde, vermelho e branco. Posteriormente, recebeu o nome de Boavista Esporte Clube e passou a predominar as cores verde e branca na camisa.

A primeira conquista veio na temporada 2006, quando venceu a segunda divisão do Campeonato Carioca e chegou à elite do futebol carioca, onde permaneceu, de forma consecutiva, até a atual temporada.

Na temporada de 2011, o Boavista realizou a sua melhor campanha no Campeonato Carioca da primeira divisão terminando em quarto lugar. A posição, entre os melhores, garantiu também a vaga no Campeonato Brasileiro da Série D. Seis anos depois, venceu a Copa Rio, o que garantiu a vaga para disputar pela sexta vez a Copa do Brasil. Nessa edição, chegou à terceira fase.

Ao mandar seus jogos no Estádio Elcyr Resende, em Saquarema (RJ), que foi inaugurado no dia 1º de fevereiro de 1955 e tem capacidade para 6 mil pessoas, o clube é conhecido pela pressão no acanhado campo de Bacaxá.