A equipe do Figueirense foi derrotada pelo Criciúma, por 4×1, no Estádio Heriberto Hülse, em duelo que marcou as estreias das equipes no Campeonato Catarinense.
O confronto teve o domínio do Criciúma, que abriu o placar no primeiro tempo, com Rodrigo. Léo Baiano chegou a empatar o confronto para o alvinegro, já na segunda etapa, mas com gols de Marcelo Hermes, Renato Kayzer e João Carlos, a equipe do sul do estado garantiu os 03 pontos na rodada de abertura do estadual.
O jogo
O duelo começou com muitas disputas no meio de campo. O primeiro bom lance foi do Figueirense, com Renan Bernabé, que recebeu pela direita, avançou e bateu rasteiro, mas Gustavo defendeu com facilidade. Aos 7 minutos, o Criciúma chegou pela direita, após cruzamento, Barreto tentou desviar com o peito, mas a bola foi direto para fora. Aos 9 minutos, novo levantamento do time da casa na área alvinegra e desvio para o gol, mas Thiago Gonçalves fez duas lindas defesas, antes de sofrer uma falta. Logo na sequência o Figueira tentou uma resposta, também em jogada de bola levantada na área, mas Guilherme Pato cabeceou sem direção. Aos 15 minutos o Criciúma abriu o placar. Após cobrança de escanteio pela direita, a bola atravessou toda a área alvinegra e sobrou para o Criciúma, que finalizou no gol. No primeiro lance, Thiago fez a defesa, mas no rebote, Rodrigo chegou batendo de bico, mandando a bola para o fundo das redes. Aos 22’, Fellipe Matheus bateu falta direto para o gol, e Thiago Gonçalves mandou para escanteio. O Criciúma seguiu apertando, enquanto o Furacão tentava os contra ataques. Aos 45 minutos, após dividida no meio de campo, Glédson recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Já nos acréscimos mais uma tentativa de longe da equipe da casa e Thiago fez outra boa defesa.
Com um a menos, o técnico João Burse promoveu uma mudança no intervalo. Uesley Gaúcho entrou no lugar de Matheus Machado. A equipe do interior começou a segunda etapa pressionando. Logo aos 6 minutos, Felipe Vizeu recebeu lindo passe e desviou de cabeça, a bola passou raspando o gol alvinegro. Pouco depois, Vizeu fez mais uma boa jogada pela direita e tentou encobrir o goleiro Thiago, mas a bola tocou na trave e saiu. Aos 12 minutos, o Figueirense empatou. Após escanteio pela esquerda, a bola ficou viva na área e Léo Baiano chegou empurrando para o fundo do gol. No lance seguinte, aos 14 minutos, o Criciúma novamente passou a frente no marcador. Depois de um chute cruzado pela direita, Thiago fez a defesa para o Figueira, mas na sequência do lance a bola sobrou para Marcelo Hermes, que chutou forte e recolocou a equipe do interior em vantagem. Aos 18’, Nicolas entrou e no seu primeiro lance já bateu cruzado, mas sem força. Aos 23’, lançamento do Criciúma pela esquerda, Renato Kayzer limpou a jogada e bateu colocado, ampliando o placar. O quarto gol do Criciúma foi anotado, aos 27’, com João Carlos, de cabeça. Com a vantagem no placar e um jogador a mais em campo, a equipe do Criciúma passou a tocar a bola sem pressa, enquanto o alvinegro tentava algumas escapadas em velocidade, mas sem conseguir finalizar. No finalzinho do jogo, duas expulsões: Leonardo Gonçalves e Glédson foram expulsos.
O próximo compromisso do Figueirense será na quarta-feira (24) às 20h00, diante do Joinville.
Ficha Técnica
Criciúma ( 4 )
Gustao; Rodrigo, Maia, Marcelo Hermes e Jonathan; Fellipe Matheus (Barcia), Barreto e Felipe Vizeu (Eduardo Melo); Marquinhos Gabriel (Léo Gonçalves), Claudinho (João Carlos) e Kayzer (Eliedson).
Técnico: Cláudio Tencati
Figueirense ( 1 )
Thiago Gonçalves; Cedric, Rafael Ribeiro, Genilson e Titto; Glédson (V), Léo Baiano (JP Iseppe) e Matheus Machado (Uesley Gaúcho); Alisson (Ruan Levine), Guilherme Pato (Jonathan) e Renan Bernabé (Nicolas).
Técnico: João Burse
Gol: Rodrigo, aos 15 minutos do 1º tempo; Marcelo Hermes, aos 14 minutos do 2º tempo; Renato Kayzer, aos 23 minutos do 2º tempo; João Carlos, aos 27 minutos do 2º tempo (Criciúma); Léo Baiano, aos 12 minutos do 2º tempo (Figueirense)
Cartões amarelos: Glédson, Cedric e Iesley Gaúcho (Figueirense); Felipe Vizeu (Criciúma).
Cartão vermelho: Glédson (Figueirense); Leonardo Gonçalves (Criciúma).
Público total: 10.186 torcedores | Renda bruta: R$ 199.860,00