O Furacão foi superior ao adversário, criou chances, mas acabou sendo derrotado pelo Náutico. Na noite desta terça-feira (01), o Alvinegro foi superado pelo Timbu por 1 a 0, em partida que aconteceu no Estádio dos Aflitos, em Recife (PE). Dadá Belmonte marcou o único gol do jogo, no segundo tempo.
O Figueirense retorna à Florianópolis durante a madrugada desta quarta-feira, e na sexta (04), no Scarpelli, enfrenta o Paraná, pela oitava rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O jogo
Os primeiros minutos foram de grande intensidade do Figueirense, que marcava forte no campo de ataque e buscou criar oportunidades de gols através de cruzamentos vindos das laterais. Mas a primeira finalização do jogo foi do Náutico. Em contra-ataque aos seis minutos, Jean Carlos avançou pela intermediária e arriscou chute forte, de fora da área, mas mandou por cima da meta de Vitor Caetano.
Três minutos mais tarde, o Náutico chegou perto de abrir o marcador. Em boa troca de passes pela esquerda, Erick recebeu na entrada da área e bateu forte, rasteiro. A bola passou ao lado do gol de Vitor Caetano, com perigo. Um minuto mais tarde, o Figueirense respondeu. Na base da pressão. Pedro Lucas apertou a saída de bola adversária. O goleiro Jefferson tentou afastar e a bola bateu no centroavante alvinegro, não entrando por muito pouco.
O Náutico começou a controlar a posse de bola, sem levar grandes perigos à meta de Vitor Caetano, até que, aos 19 minutos, em cruzamento vindo da esquerda, Salatiel desviou para o gol, mas a arbitragem anulou o lance por falta de ataque do Timbu. O time da casa chegou com perigo mais uma vez aos 26. Em falta frontal, Jean Carlos bateu rasteiro e Vitor Caetano fez grande defesa.
O Figueirense respondeu aos 30 minutos. Em rápida jogada pelo meio, Marquinho deu grande passe para Pedro Lucas, no interior da área. O camisa 9 tentou a finalização por cobertura, mas mandou por cima do gol de Jefferson. Aos 36, nova jogada perigos do Furacão. Diego Gonçalves partiu em velocidade pelo meio de campo, driblou o marcador e cruzou rasteiro, buscando a infiltração de Keké, mas o goleiro do Timbu se antecipou e ficou com a bola.
O Figueirense marcou maior presença no campo ofensivo, mas sem criar maiores chances. O Náutico assustou novamente em cobrança de falta de Jean Carlos, que de longe, tentou surpreender Vitor Caetano, mas mandou por cima do gol.
Da mesma forma que foi o início do primeiro tempo foi o começo da etapa complementar. O Figueirense marcou maior presença no campo ofensivo e criou boas chances de gol, com Marquinho. Aos quatro minutos, bateu escanteio fechado e quase marcou um golaço olímpico, evitado pelo goleiro Jefferson. Um minuto mais tarde, o camisa 10 recebeu passe no meio, avançou e arriscou chute da entrada da área, mas mandou ao lado do gol adversário.
O Náutico respondeu aos dez minutos. Após cobrança de escanteio, Vitor Caetano se esticou e afastou a bola. No rebote, novo cruzamento e nova intervenção do camisa 1 alvinegro. Um minuto mais tarde, Gabriel Lima recebeu na direita e lançou Pedro Lucas na área, mas o goleiro Jefferson se antecipou e evitou a finalização do centroavante do Furacão.
O Figueirense seguiu pressionando. Aos doze minutos, Diego Gonçalves recebeu na esquerda, passou pela marcação e, do bico da grande área, bateu colocado, com categoria, em bola que passou raspando a trave esquerda de Jefferson. Um minuto mais tarde, Diego brigou no interior da área e serviu Pedro Lucas, que finalizou prensado e a bola saiu em escanteio.
O segundo tempo é dominado pelo Figueirense. Aos 15 minutos, Marquinho deu grande passe para Gabriel Lima dentro da área. O atacante bateu rasteiro, firme, mas a bola passou a direita do gol de Jefferson. O Náutico respondeu aos 23. Em escanteio, após desvio, a bola passou em frente ao gol de Vitor Caetano.
Aos 26, quase que o Furacão abre o placar. Marquinho cobrou escanteio da direita e Alemão cabeceou firme, acertando a trave de Jefferson, e a zaga afastou em novo escanteio. O camisa bateu novamente, mas desta vez a defesa adversária levou a melhor antes da finalização alvinegra.
O Náutico abriu o placar aos 31 minutos. Em boa jogada e cruzamento vindo da direita, Dadá Belmonte se antecipou à zaga alvinegra e empurrou para as redes protegidas por Vitor Caetano, colocando o time da casa em vantagem no marcador.
Em busca do resultado, o Figueirense passou a pressionar ainda mais o Náutico e sufocava o adversário, mas sem conseguir criar grandes chances de gol. Aos 47 minutos, o Furacão teve uma grande oportunidade. Elyeser cobrou escanteio e Gabriel Barbosa cabeceou firme. Mas por uma infelicidade daquelas que o futebol proporciona, Pereira caiu na área após disputar o lance. A bola bateu nas costas do atleta alvinegro, em cima da linha, e ficou com o goleiro Jefferson. Dois minutos mais tarde, o árbitro encerrou a partida, decretando a vitória do Náutico.
O resultado mantém o Figueirense com cinco pontos e na 13ª posição na tabela de classificação. Agora, o Furacão se prepara para encarar o Paraná, na sexta-feira (04), às 19h15, no Estádio Orlando Scarpelli, em confronto válido pela oitava rodada da Série B.
Ficha técnica
Náutico (1)
Jefferson; Hereda, Rafael Ribeiro (Camutanga), Fernando Lombardi e Erick Daltro; Rhaldney, Matheus Trindade (Jhonatan), Jean Carlos, Jorge Henrique (Dadá Belmonte) e Erick (Thiago Fernandes); Salatiel (Paiva). Técnico: Gilson Kleina.
Figueirense (0)
Vitor Caetano; Lucas Carvalho (Gabriel Barbosa), Alemão, Pereira e Sanchez; Arouca (Paulo Ricardo), Matheus Neris (Elyeser) e Marquinho; Keké (Gabriel Lima), Diego Gonçalves (Lucas Henrique) e Pedro Lucas. Técnico: Elano.
Gol: Dadá Belmonte (31/2T) para Náutico.
Cartões amarelos: Matheus Neris e Sanchez (FFC);