O Figueirense empatou com o Juventude, na noite deste domingo (25), por 1 a 1, no Estádio Orlando Scarpelli, em confronto válido pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Carlos Eduardo abriu o placar para o time visitante no primeiro tempo, e Pereira marcou o gol de empate do Furacão.
Com o resultado, o Figueirense chega aos 19 pontos na tabela de classificação. Agora, o Furacão se prepara para enfrentar a Ponte Preta, em Campinas (SP). A partida está marcada para às 16h30 do dia 2 de novembro, no Estádio Moisés Lucarelli.
O jogo
O time visitante começa o jogo tomando a iniciativa e marcando presença no campo ofensivo, tentando levar perigo principalmente através de jogadas aéreas e em bolas paradas. Em cobranças de escanteios, o Juventude buscava criar chances de gol, mas a defesa alvinegra interceptou os melhores lances do adversário. A equipe de Caxias do Sul, em dois chutes de fora da área, protagonizou as primeiras finalizações da partida.
A pressão inicial do time adversário deu resultado aos 17 minutos. Em recuperação de bola no meio de campo, Wagner acionou Carlos Eduardo que finalizou na saída de Sidão, que ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol do Juventude.
O Figueirense chegou com perigo aos 25 minutos. Dudu cruzou da esquerda buscando a infiltração de Lucas Carvalho, na direita. Por muito pouco o lateral alvinegro não alcançou a bola para finalizar em gol. No minuto seguinte, em boa troca de passes no meio de campo, Bruno Michel arriscou chute de fora da área e Marcelo Carné fez a defesa. Na sequência, Alecsandro roubou bola na intermediária e bateu forte, ao lado do gol.
O Juventude quase ampliou aos 29 minutos. Em jogada trabalhada pela esquerda, Gabriel Bispo recebeu passe na pequena área e finalizou prensado, manando ao lado do gol de Sidão. Aos 41 minutos, também em chute de fora da área, Luiz Ricardo assustou o Figueirense, mas a finalização foi para fora.
Já nos minutos finais do primeiro tempo, Dudu recebeu lançamento na área e ajeitou para Marquinho, que bateu de primeira e marcou um bonito gol, que acabou sendo anulado pela arbitragem, acusando impedimento – de forma equivocada.
O Figueirense começou o segundo já criando boa oportunidade. Com menos de um minuto, Brunetti avançou pela esquerda e cruzou na área. Alecsandro cabeceou no alto e Marcelo Carné fez a defesa. Aos 4 minutos, em falta no campo de ataque, Marquinho bateu direto e mandou por cima do gol do Juventude.
O Juventude chegou perto de ampliar aos 6 minutos. Em erro na saída de bola do Figueirense, Gabriel Bispo finalizou da pequena área e mandou por cima do gol de Sidão, com muito perigo. Na sequência, Bruno Michel recebeu dentro da área e bateu na saída do goleiro, que conseguiu fazer a defesa e evitou o empate do Furacão.
O Figueirense pressiona e criou chances em bolas parada. Mas foi em uma inversão que quase chegou ao empate. Da direita, Bruno Michel deu grande lançamento para Dudu, que invadia a área pela esquerda. O meia bateu colocado e quase marcou um bonito gol, mas a bola foi pra fora.
Segue o domínio do Figueirense na segunda etapa. Aos 23 minutos, Bruno Michel recebeu lançamento de Brunetti, cortou para dentro e bateu forte. Marcelo Carné fez boa defesa no canto. Antes, em jogadas de bola parada, o Furacão também assustou a defesa do Juventude.
A pressão do Figueirense deu resultado. Aos 36 minutos, Brunetti deu grande lançamento na área para Pereira, que cabeceou firme e fez um bonito gol, empatando a partida para o Furacão.
No lance seguinte, quase que o Juventude volta a ficar em vantagem. Em contra-ataque, Renato Cajá bateu forte e Sidão fez grande defesa.
O Figueirense seguiu pressionando, em busca da virada, principalmente após ficar com um jogador a mais em campo. Sufocando o Juventude, o Furacão chegou com perigo por diversas vezes, em bola parada e também em inversões de bola. Mas o placar terminou mesmo em igualdade.
Agora, o foco do Figueirense é na última rodada do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso é contra a Ponte Preta.
Ficha técnica
Figueirense (1)
Sidão; Lucas Carvalho, Alemão, Victor Oliveira (Everton Galdino) e Brunetti; Pereira, Matheus Neris (Patrick) e Marquinho (Diego Gonçalves); Bruno Michel, Dudu e Alecsandro. | Técnico: Elano Blumer
Juventude (1)
Marcelo Carné; Luís Ricardo, Genílson, Augusto e Hélder; João Paulo, Gabriel Bispo (Wallace Tarta), Carlos Eduardo (Dalberto) e Wagner (Renato Cajá); Rafael Silva (Capixaba) e Breno (Marciel). | Técnico: Pintado.
Gols: Carlos Eduardo (17/1T) para o Juventude; Pereira (36/2T), para o Figueirense.
Cartões amarelos: Brunetti e Alecsandro (FFC); Augusto e Carlos Eduardo (ECJ);
Cartão vermelho: Dalberto (ECJ);