Prevenção de lesões. Com o auxílio da ciência, o esporte de alto rendimento tem ficado não só mais competitivo, mas também mais eficiente. Nesta quarta-feira (27), antes das atividades no Centro de Formação e Treinamento do Cambirela (CFT), em Palhoça (SC), o fisiologista da equipe profissional, Almir Schmitt, falou sobre o processo diário de acompanhamento da evolução física de cada jogador nos treinos e jogos.

Com um calendário intenso de jogos e treinamentos nos primeiros meses da temporada 2019, as ações da área de fisiologia seguem sendo determinantes para o desenvolvimento do novo elenco do Furacão, que tem média de idade inferior a 23 anos e também conta com jogadores experientes.

Através do monitoramento desgaste físico de cada atleta, a comissão técnica consegue avaliar o momento de preservar cada peça e promover o revezamento em determinadas partidas.

“Hoje, o esporte está muito integrado. É muito importante esta relação entre os setores para que a gente tenha o monitoramento dos resultados”, explica, ao completar: “A comissão técnica também foi muito compreensiva nas escalações. Às vezes, poupou alguns atletas. Com este trabalho conjunto, vamos ter sucesso no ano”.

Sobre o cuidado com cada jogador, o profissional do clube indica que um dos focos está no processo regenerativo. No últimos 40 dias, o clube disputou 11 partidas, que demandaram um deslocamento superior a 10 mil km por Santa Catarina e pelo país.

“Monitoramos a recuperação para entregá-los sempre nas melhores condições para a comissão técnica. Temos também o hábito de estudar cada atleta, pois cada um tem suas características. Com o controle, conseguimos conhecer melhor cada um deles e, assim, permitir que eles tenham o melhor desempenho em campo”, explicou.

Sobre a planejamento traçado pela comissão técnica liderada por Hemerson Maria, Almir valoriza a eficiência das medidas aplicadas desde a pré-temporada, em janeiro.

“Neste ano, estamos muito satisfeitos com o trabalho realizado no Figueirense, pois só tivemos uma lesão, que afastou por tempo determinado o zagueiro Alemão. Viemos de viagens e logísticas complicadas, mas a resposta que o grupo deu foi extremamente positiva”, concluiu.

Treino

Na programação da tarde de hoje, o os jogadores fizeram trabalhos físicos na academia antes de ocupar o campo do Centro de Treinamento. Ao lado da comissão técnica, foram dívidas em grupos para promover sequências de movimentações para aprimoramento da posse de bola e troca de passes.

Ao contar com uma semana cheia para trabalhar após a maratona de jogos pelo Estadual e Copa do Brasil, o técnico Hemerson Maria segue intensificando as variações táticas para utilização plena de todo o elenco, que, atualmente, reúne 35 jogadores, sendo 19 da base.

Com ainda mais dois dias de preparação, o Figueirense seguirá com atividades, no Cambirela, até o próximo confronto pelo Catarinense, que ocorrerá no sábado de Carnaval (2/3), às 16 horas, contra o Tubarão, fora de casa.

Fotos: Divulgação / Figueirense

Figueira multimídia

Confira todos os conteúdos do Figueirense nos canais oficiais:

Site: www.figueirense.com.br
Youtube: www.youtube.com/figueirensefutebol
SoundCloud: www.soundcloud.com/figueirenseoficial
Flickr: www.flickr.com/photos/figueirense
Facebook: www.facebook.com/figueirensefc
Instagram: www.instagram.com/figueirenseoficial
Twitter: www.twitter.com/FigueirenseFC