Uma atuação do tamanho do Estádio Orlando Scarpelli. Na noite desta quarta-feira (11), o Figueirense se impôs dentro de campo e venceu o Fluminense (RJ) por 1 a 0, com gol do zagueiro Alemão. O resultado faz o Furacão largar em vantagem na terceira fase da Copa do Brasil.
O Furacão agora pode empatar no Rio de Janeiro, na próxima semana, que garante classificação para a próxima fase da Copa do Brasil. Antes, porém, o Figueirense tem compromisso pelo Campeonato Catarinense. No domingo (15), recebe o Brusque, no Scarpelli, pela última rodada da fase de classificação do estadual.
O jogo
A partida começou com as duas equipes tentando se impor, principalmente na marcação sob pressão. Aos 10 minutos, Diego Gonçalves foi ao fundo, driblou Gilberto e sofreu falta dura. Cartão amarelo para o lateral do Fluminense. Na cobrança, Elyeser bateu rasteiro e mandou pra fora. Nos primeiros 15 minutos, o panorama foi de posse de bola do Fluminense, mas, com saídas rápidas, o Figueirense ameaçava chegar com perigo.
O Furacão começou a tomar conta do jogo. Aos 27 minutos, em boa troca de passes, Diego Gonçalves acionou Marquinho pelo meio. O camisa 10 avançou e arriscou chute de fora da área, mas mandou ao lado do gol de Muriel. Aos 35, Diego Gonçalves levantou na área e Pedro Lucas ajeitou de cabeça, mas, antes da finalização de Elyeser, a zaga afastou o perigo.
Nos minutos finais, o Fluminense criou boas chances. Sidão fez grande defesa em cabeçada de Evanilson. Na sequência do lance, o goleiro alvinegro fez nova boa defesa em chute de Nenê.
A segunda etapa começou com o time carioca buscando abrir o placar. Logo aos 3 minutos, Nenê, cruzou e Marcos Paulo, dentro da área, finalizou para defesa do Sidão. O Fluminense assustou também em bolas alçadas na área, mas a zaga alvinegra, bem postada, afastou os lances de perigo.
O Furacão retomou o controle do jogo. Aos 11 minutos, em falta da intermediária, Marquinho levantou, Pereira dividiu com a marcação e mandou pra fora. Dois minutos mais tarde, em um erro da defesa do Fluminense, Pedro Lucas avançou, invadiu a área e tentou a finalização, mas a zaga conseguiu abafar o chute do camisa 9.
O Fluminense chegou com perigo aos 16 minutos. Em boa troca de passes, Wellington Silva recebeu na esquerda e bateu colocado, para defesa segura do goleiro Sidão. No minuto seguinte, Brunetti cortou cruzamento perigoso vindo da direita ofensiva do time das laranjeiras.
Aos 19 minutos, quase que o Figueirense abre o placar. Lucas serviu Patrick na entrada da área. O volante finalizou e Muriel espalmou. No rebote, Diego Gonçalves bateu firme e Muriel fez grande defesa, mandando pra escanteio.
O Furacão seguiu dominando a partida. Aos 30 minutos, o ataque alvinegro roubou bola na entrada da área, e Pedro Lucas tentou a finalização, mas acabou sendo abafado pela zaga adversária. Na sequência, Marquinho finalizou, novamente prensado com a defesa.
Aos 32 minutos, resposta perigosa do Fluminense. Nenê recebeu na direita, avançou em diagonal e bateu colocado, buscando o ângulo, mas mandou por cima do gol de Sidão, assustando o alvinegro.
O momento da explosão de alegria no Scarpelli foi aos 37 minutos. Em grande jogada coletiva, Patrick lançou Diego Gonçalves na esquerda. O atacante serviu Everton, que foi ao fundo e deu belo cruzamento para Alemão, que subiu no terceiro andar para testar firme e estudar as redes de Muriel. Festa nas arquibancadas do Orlando Scarpelli e muita vibração dentro de campo!
Os minutos finais foram de tentativas do Fluminense de empurrar o Figueirense para o campo de defesa. Mas a boa marcação do time alvinegro não permitiram que a equipe carioca criasse chances mais claras de gol. O sistema defensivo do Furacão, em mais uma grande atuação, não deixou que o Flu arriscasse à meta defendida por Sidão.
Agora, o Figueirense se prepara para a última rodada da primeira fase do Campeonato Catarinense. No domingo (15), o Furacão recebe o Brusque, no Estádio Orlando Scarpelli, às 16h. A partida de volta contra o Fluminense, pela terceira fase da Copa do Brasil, está marcada para o dia 19, às 21h30, no Maracanã.
Ficha técnica
Figueirense (1)
Sidão; Lucas, Alemão, Pereira e Brunetti; Arouca (Everton), Patrick, Elyeser (Paulo Ricardo) e Marquinho (Everton Santos); Diego Gonçalves e Pedro Lucas. Técnico: Márcio Coelho
Fluminense (0)
Muriel; Gilberto (Igor Julião), Matheus Ferraz, Nino e Egídio; Hudson, Yago Felipe e Nenê; Wellington Silva, Marcos Paulo (Fernando Pacheco) e Evanilson. Técnico: Odair Hellmann.
Gol: Alemão (37/2T) para o Figueirense;
Cartões amarelos: Patrick e Elyeser (Fig); Gilberto, Egídio, Hudson, Wellington Silva e Marcos Paulo (Flu);