O Figueirense foi heroico na tarde desta quinta-feira (06). Fora de casa, o Furacão venceu, de virada, o Novorizontino, por 2 a 1, e garantiu classificação para a segunda fase da Copa do Brasil. A partida aconteceu no Estádio Jorge de Biasi, e foi válida pela primeira fase da competição nacional.
Agora, o Figueirense espera o vencedor do duelo entre Vitória (ES) e CSA (AL), para saber quem enfrentará na segunda fase da Copa do Brasil, em data ainda a ser definida pela CBF.
O jogo
Os primeiros minutos de jogo foram de muitos erros de passes das duas equipes mas, aos poucos, o Novorizontino foi marcando presença no campo ofensivo e criando boas situações. Aos 13 minutos, o árbitro marcou pênalti de Brunetti em Cléo Silva. Thiago Ribeiro bateu e abriu o placar para o time da casa.
O Figueirense tentou ser agressivo, mas esbarrava em uma equipe adversária bem postada. E era mesmo o Novorizontino que continuava chegando com perigo. Aos 22 minutos, Celsinho arriscou chute de fora da área e a bola passou ao lado do gol de Sidão. Dois minutos mais tarde, Cléo Silva recebeu bola dentro da área e bateu cruzado, quase ampliando.
O Novorizontino seguiu pressionando. Aos 28 minutos, em contra-ataque, Higor Leite arriscou chute colocado e Sidão fez grande defesa.
Nos minutos finais, o Figueirense começou a se soltar. Aos 35, em jogada pela direita, Lucas cruzou e Pedro Lucas empurrou para as redes, mas o lance já estava parado por impedimento. Aos 46, nova grande chance alvinegra. Em contra-ataque, Diego Gonçalves lançou Pedro Lucas na área. O centroavante fez o pivô e devolveu para Diego, que bateu cruzado. A bola passou em frente ao gol de Oliveira.
Na segunda etapa, durante os primeiros minutos, o Novorizontino tentou pressionar e arriscou chutes de fora da área. Mas Sidão, seguro, fez boas defesas. E o Figueirense começou a dominar a partida. O empate veio aos 18 minutos. Lucas cobrou falta na lateral da área e Alemão apareceu sozinho para cabecear para o fundo das redes.
Mesmo com o placar favorável, o Figueirense seguiu dominando a partida e criando boas chances. Aos 25 minutos, Paulo Ricardo partiu em velocidade pelo meio e acionou Diego Gonçalves, na esquerda. O atacante cortou a marcação e bateu colocado, acertando o ângulo de Oliveira. Um golaço para colocar o Figueirense em vantagem.
O Novorizontino tentou pressionar nos minutos finais, mas a zaga alvinegra, bem posicionada, não deixou que Sidão sofresse maiores perigos. Aos 42 minutos, Cléo Silva agrediu Rony e foi expulso. Com um a mais, o Furacão controlou o jogo e não sofreu maiores pressões.
Agora, o Figueirense volta as atenções para o Campeonato Catarinense. No domingo (09), a equipe enfrenta o Concórdia, no oeste do estado, pela 5ª rodada do estadual.
Ficha técnica
Novorizontino (1)
Oliveira; Celsinho, Bruno Aguiar, Everton Sena e Paulinho; Adilson Goiano (Pereira), João Pedro, Higor Leite (Danielzinho) e Cléo Silva; Thiago Ribeiro (Jenison). Técnico: Roberto Fonseca.
Figueirense (2)
Sidão; Lucas, Alemão, Pereira e Brunetti (Carlinhos); Paulo Ricardo, Patrick e Guilherme; Vitor Feijão (Everton Santos), Diego Gonçalves e Pedro Lucas (Rony). Técnico: Márcio Coelho.
Gols: Thiago Ribeiro (14/1T) para o Novorizontino; Alemão (18/2T) e Diego Gonçalves (25/2T) para o Figueirense.
Cartões amarelos: Everton Sena e Higor Leite (GEN); Sidão, Pedro Lucas, Rony e Diego Gonçalves (FFC).
Cartão vermelho: Cléo Silva.