Mais uma conquista histórica do Figueirense será relembrada hoje ao nosso torcedor. Maior campeão de Santa Catarina, com 18 títulos, relembramos ontem o título de 2018. E hoje também é dia de comemorar a nossa hegemonia. Nesta data, em 2006, o Furacão derrotava o Joinville, no Estádio Orlando Scarpelli, e se sagrava campeão estadual pela 14ª vez. A Série Memória Alvinegra volta 14 anos no tempo para contar essa história.
Após terminar a primeira fase do campeonato na liderança, o Figueirense, encerrou a fase de grupos (segunda) fase, como vice-líder do grupo C, com 10 pontos, um a menos que o Joinville, o que o credenciou para disputar as semifinais, contra o Atlético de Ibirama. No primeiro jogo, no Orlando Scarpelli, vitória alvinegra por 3 x 0. Na volta, em Ibirama, nova vitória do Furacão, desta vez por 2 x 0, e classificação garantida para a final, contra o Joinville, que desbancou o Juventus, com duas vitórias: 1 x 0 e 3 x 0.
O campeonato começou a ser decidido no dia 2 de abril, domingo, na Arena Joinville. Em um jogo muito disputado, o Joinville venceu o alvinegro por 2 x 1. O Figueirense foi para o segundo jogo no Orlando Scarpelli precisando vencer por dois gols de diferença.
E fez mais. Em partida memorável, o Furacão derrotou o JEC por 3 x 0 e foi o Campeão Catarinense de 2006. A conquista, a 14ª da história alvinegra, fez do Figueirense o maior vencedor de Santa Catarina. Os gols do título do Figueirense foram marcados por Cícero, Soares e Fernandes. O técnico da equipe vencedora era Adilson Batista.
O Alvinegro entrou em campo para conquistar o título de 2006 com: Dalton; Flávio, Edson, Rodrigo Souto e Fininho; Henrique, Carlos Alberto, Marquinhos Paraná e Cícero (Vinícius); Schwenck (Soares) e Thiago Silvy (Fernandes);