Maior campeão do estado de Santa Catarina, com 18 títulos estaduais, o Figueirense tem, no mês de abril, uma sequência de lembranças de algumas dessas conquistas e, nesta segunda-feira (13), uma delas completa seis anos: no dia 13 de abril de 2014, o Furacão superava o Joinville, no Estádio Orlando Scarpelli, levantava pela 16ª vez na história o troféu de Campeão Catarinense, dando fim a um jejum de seis anos sem comemorar um título estadual. A série Memória Alvinegra relembra um pouco dessa conquista.

Após uma primeira fase bastante equilibrada e com enormes dificuldades, o Figueirense conseguiu a classificação para o quadrangular final, terminando a primeira fase na quarta colocação, com 15 pontos, ficando a frente da Chapecoense nos critérios de desempate. No Quadrangular Final, porém, o Furacão mostrou toda a sua força e, após seis rodadas, terminou na liderança, com 11 pontos. Por ter terminado a segunda fase na liderança, o Figueirense se classificou para a final do Estadual, e levou o jogo decisivo para o Estádio Orlando Scarpelli. O adversário na final seria o Joinville, que terminou o quadrangular na segunda posição, com 10 pontos.

No primeiro jogo da final, disputado na Arena Joinville, o Figueirense foi derrotado por 2 x 1. Wellington Saci abriu o placar para o JEC aos 47 minutos do primeiro tempo. O atacante Everton Santos empatou para o Figueira aos 5 do segundo tempo, mas Edgar Júnio, aos 30 minutos da segunda etapa, deu a vitória para o Joinville. Com a derrota no primeiro jogo, o Figueirense precisava vencer por qualquer placar no Orlando Scarpelli para conquistar o título.

E, em jogo emocionante, o Furacão conseguiu a vitória. Logo a 1 minuto de jogo, Everton Santos sofreu pênalti. Giovanni Augusto bateu, o goleiro Ivan defendeu, mas no rebote o atacante Dudu estufou as redes e colocou o Figueirense em vantagem. O Furacão seguiu pressionando o Joinville no primeiro tempo em busca do segundo gol. E, aos 34 minutos, Everton Santos aproveitou boa cobrança de falta de Marcos Assunção e desviou para o gol, marcando o segundo do Figueira, para euforia da torcida alvinegra, que lotou as arquibancadas do Scarpelli. Aos 11 minutos do segundo tempo, Wellington Saci acertou bonito chute de fora da área e descontou para o Joinville. O jogo ganhou emoção, e o adversário partiu para cima do Furacão em busca do empate, que levaria o título para o norte do estado. Mas o Alvinegro suportou a pressão e, aos 49 minutos, Heber Roberto Lopes apitou o final do jogo, e o Figueirense comemorou, pela 16ª vez, o título de Campeão Catarinense.

A equipe campeã, então comandada pelo técnico Vinicius Eutrópio, esteve em campo com: Tiago Volpi; Leandro Silva, Thiago Heleno, Nirley e Marquinhos Pedroso; Luan, Marcos Assunção e Giovanni Augusto (Rivaldo); Dudu (Léo Lisboa), Everton Santos e Lúcio Maranhão (Ciro).

Taça do Campeonato Catarinense de 2014 está exposta no Memorial Alvinegro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *