Figueirense quebrou jejum de 20 anos com o título de 1994 (Foto: Arquivo/Memorial FFC)

Em 18 de dezembro de 1994, há 25 anos atrás, o Figueirense quebrava um dos maiores jejuns de sua história, e conquistava, pela nona vez o Campeonato Catarinense. Em disputa com o Criciúma, o Alvinegro venceu as duas partidas da final e levantou a taça na oportunidade.

Com o último título até então sendo conquistado apenas em 1974, o Figueirense foi ao Sul do estado disputar a primeira partida em busca da quebra do jejum de 201 anos. No Heriberto Hülse, Flávio marcou o gol da vitória Alvinegra por 1 a 0, e colocou o Furacão em vantagem no confronto.

No jogo de volta, em uma tarde de domingo ensolarado, e diante de 25.843 torcedores, o Figueira, através dos pés de Ricardo, autor de dois gols, venceu o Criciúma novamente, desta vez por 2 a 0, e fez com que a alegria tomasse conta de um Orlando Scarpelli totalmente tomado pela Nação Alvinegra.

O Figueirense, na época treinado por Lula Pereira, entrou em campo com Rogério; Felício, Gelásio, Solis, Coutinho; Gilmar Serafim, Mário, Ricardo, Biro Biro (Oliveira); Flávio, Narcísio.