Figueirense FC - Site Oficial

Torcedor(a) Alvinegro(a),

 

Dentro dos esforços que visam a reorganização administrativa e financeira do Figueirense Futebol Clube desencadeados a partir de março de 2020, o ano de 2022 adquire especial destaque em todo o processo de reestruturação do alvinegro ora em curso. A aprovação pelo Conselho Deliberativo, ratificada posteriormente em Assembleia Geral Extraordinária, da autorização para o aumento do capital social da Figueirense Futebol Clube Sociedade Anônima do Futebol (SAF) com a utilização de valores, bens imóveis e direitos da Associação para garantir operação de crédito com o objetivo do pré-pagamento da Recuperação Extrajudicial, compreendem grandes e fundamentais avanços no propósito da recuperação e do crescimento do Figueirense.

Outro importante acontecimento do ano diz respeito à homologação de acordo de conciliação entre o Figueirense F.C. e a Prefeitura Municipal de Florianópolis que assegura ao clube a posse do terreno onde se encontra edificado o Ginásio de Esportes Carlos Alberto Campos, junto ao Estádio Orlando Scarpelli. O Figueirense utilizará a referida área na implementação de futuro projeto de revitalização do entorno de seu Estádio.

Merece também citação os avanços alcançados no projeto destinado à estruturação da área de futebol de base do Figueirense, representando verdadeiro resgate da tradição do clube em prospectar, desenvolver e revelar jovens talentos. Em 2022 retornaram às disputas de competições oficiais as categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20. Por sua classificação às semifinais do Campeonato Estadual Sub-20, o Figueirense confirmou sua participação na Copa São Paulo de Juniores 2023, da qual, no ano de 2008, se tornou o primeiro e único clube catarinense a conquistar o título de campeão desta renomada competição. Outra importante ação diz respeito à reativação do núcleo de escolinhas conveniadas, que vem permitindo a observação e o desenvolvimento por meio do esporte de crianças e adolescentes cujas faixas etárias ainda não estejam contempladas nas categorias já ativadas pelo Clube.

No futebol profissional, apesar das dificuldades financeiras e orçamentárias que ainda impõem limites aos necessários investimentos nesta primordial atividade do clube, iniciamos a temporada com o título de Campeão da RECOPA CATARINENSE.  Ainda em 2022, por muito pouco, não conseguimos o acesso à Série B do campeonato brasileiro. Investimentos vêm sendo realizados com vistas à melhoria da estrutura da área de futebol, tais como na infraestrutura do CFT do Cambirela, com ênfase à adequação do solo e do gramado dos campos de treinamento e à ampliação de espaço físico para uso das comissões técnicas das diferentes categorias de base, além da aquisição de novos equipamentos para o setor de fisioterapia.

Não poderíamos deixar de enaltecer a parceria do sócio torcedor alvinegro que ao manter sua contribuição social em dia colaborou enormemente para a manutenção das atividades do Clube. Destacamos também aqueles torcedores que em 2022 passaram a integrar o quadro de associados do Figueirense, contribuindo para que alcançássemos, em outubro último, a marca de 7 mil sócios adimplentes, acusando um incremento da ordem 112% no comparativo com os números registrados em março de 2020.

Comemoramos também a expressiva participação da torcida impulsionando o alvinegro nos principais jogos de 2022. Assim foi no jogo da decisão da Recopa realizado fora de casa, como também em jogos do campeonato estadual e brasileiro.

Por último, encerramos neste mês de dezembro nosso mandato à frente do Conselho Administrativo do Figueirense, para o qual fomos eleitos em março de 2020. Mais recentemente, em reunião ordinária realizada no último dia 20 de dezembro, recebi, juntamente com os demais integrantes da Mesa Diretora, a nobre missão de dirigir o Conselho Deliberativo do Figueirense FC para o quadriênio 2023-2026.

Aproveito a oportunidade para agradecer aos colegas dirigentes José Tadeu da Cruz, Vera Lúcia Rodrigues, Antônio Fernando Barreto Miranda e Consuelo Haviaras, bem como aos representantes dos Poderes Constituídos do Figueirense FC e Figueirense Futebol Clube Sociedade Anônima do Futebol – SAF, cujo comprometimento e dedicação foram determinantes para que, juntos, superássemos difíceis obstáculos na caminhada pela recuperação e crescimento do nosso querido alvinegro, reconhecendo igualmente a valiosa contribuição oferecida pelo conjunto de colaboradores e parceiros do Clube.

Nos despedimos de 2022 desejando que no amanhecer de um novo ano, elevemos nossos pensamentos ao criador, cientes do dever cumprido no ano que termina. Preparados para o futuro, desejamos a todos um Santo e Feliz Natal e um 2023 de realizações e vitórias.

 

Norton Flores Boppré
Presidente do Figueirense Futebol Clube (2020-2022)
Presidente do Conselho Deliberativo do Figueirense FC (2023-2026)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *