O Figueirense lutou, foi valente, se impôs, e conquistou a primeira vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste sábado (22), o Furacão superou o Botafogo-SP, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP), por 1 a 0, com gol do atacante Keké, no segundo tempo. O resultado fez o Furacão chegar aos 4 pontos e alcançar a 11ª posição na tabela de classificação. O jogo marcou o retorno do técnico Márcio Coelho ao comando da equipe, após cumprir a quarentena.

Neste domingo, o Figueirense inicia preparação para a disputa da terceira fase da Copa do Brasil. Na terça (25), o Furacão encara o Fluminense, no Maracanã.

 

O jogo

O Botafogo começou o jogo tentando sufocar o Figueirense com lançamentos longos e bolas alçadas na área, mas esbarrou em um sistema defensivo sólido por parte do Furacão. Os primeiros minutos foram bastante truncados, com muitas faltas assinaladas pela arbitragem e muita marcação em ambas as equipes.

A primeira chegada perigosa foi do Figueirense. Aos 10 minutos, Elyeser deu grande lançamento para Lucas, que foi ao fundo e cruzou buscando Everton Santos. O goleiro Darley se antecipou e evitou a finalização do camisa 19. A resposta do Botafogo veio na sequência. Em contra-ataque, Matheus Anjos bateu forte de fora da área e Sidão fez boa defesa. O jogo ganhou em emoção, e, aos 11 minutos, após confusão na área, Lucas bateu e a bola desviou na zaga, saindo em escanteio, passando com perigo perto do gol de Darley.

O Botafogo quase abriu o placar aos 15 minutos. Em cobrança de falta da intermediária feita por Matheus Anjos, Robson desviou de cabeça e acertou a trave de Sidão. Dois minutos mais tarde, Elicarlos avançou pela direita e bateu forte. Sidão defendeu em dois tempos.

O Figueirense respondeu aos 18 minutos. Em jogada trabalhada pela direita, Diego Gonçalves cruzou rasteiro, com força, buscando Everton Santos, que conseguiu a finalização, mas Darley conseguiu desviar para escanteio.

O jogo, novamente, passou a ficar bastante paralisado pelo grande número de faltas. O Botafogo manteve a estratégia de bolas longas, sem assustar a meta de Sidão. Aos 26 minutos, o Figueirense teve boa oportunidade em falta cobrada por Diego Gonçalves, mas Darley defendeu com segurança. Três minutos mais tarde, foi a vez de Marquinho bater falta com perigo, por sobre o gol.

O Botafogo assustou aos 38 minutos. Em cruzamento vindo da direita, Pereira não conseguiu o corte na área e Wellington Tanque cabeceou firme, mas a bola passou alta, ao lado do gol de Sidão.

No último lance do primeiro tempo, o Figueirense quase abriu o placar. Em arrancada pela direita, Keké cruzou e Marquinho apareceu entre os zagueiros adversários para cabecear alto. A bola passou ao lado do gol de Darley, com muito perigo.

O segundo começou muito parecido com o primeiro. Muitas faltas, marcação forte por parte das duas equipes e o Botafogo-SP buscando criar oportunidades a partir das bolas aéreas. O Figueirense, por sua vez, tentava marcar sob pressão e, aos três minutos, Everton Santos por pouco não roubou a bola do goleiro Darley.

O Figueirense começa a tomar conta do jogo. Aos nove minutos, Geovane, Elyeser e Keké fazem boa jogada pela direita, até que o camisa 13 aciona Lucas, que infiltrava pelo meio. O capitão alvinegro bateu forte, mas a bola subiu demais e saiu em tiro de meta.

Aos doze minutos, o Figueirense teve uma grande chance. Em contra-ataque, Elyeser lançou Everton Santos, que driblou o marcador e acionou Keké entrando na área. O atacante bateu de primeira, mas mandou pra fora do gol de Darley.

O Figueirense continua pressionando. Aos 15 minutos, Marquinho avançou pelo meio, passou pela marcação e bateu forte, no canto, para defesa de Darley. No rebote, Everton Santos tentava finalizar, mas o lance foi anulado por impedimento

De tanto insistir, pressionar, o Figueirense chegou ao gol aos 16 minutos. Diego Gonçalves puxa contra-ataque pelo meio, passa por dois marcadores e deixa Keké na cara do gol. O atacante encobre Darley e marca um bonito gol, abrindo o placar para o Furacão!

O Botafogo quase empatou aos 20 minutos. Em cruzamento rasteiro da direita, a bola passou na frente do gol de Sidão, e Jefferson não conseguiu finalizar. Escapa do empate o Furacão. Aos 27 minutos, em inversão de bola, Matheus Anjos bateu firme e Sidão faz grande defesa. Na cobrança de escanteio, mais uma vez o goleiro alvinegro faz milagre e mantém a vantagem do Furacão.

Nos minutos finais, o Botafogo se lançou ao campo de ataque em busca do empate, e criou boas oportunidades, mas, em grande atuação, o goleiro Sidão e todo o sistema defensivo do Figueirense mantiveram a vantagem alvinegra. O Furacão ainda levou perigo em escapadas rápidas de contra-ataque, mas o jogo acabou mesmo com vitória por 1 a 0.

Agora, o Figueirense concentra todas as forças na disputa da terceira fase da Copa do Brasil. Na terça-feira (25), o alvinegro enfrenta o Fluminense, no Maracanã, às 21h30. No primeiro jogo, vitória alvinegra por 1 a 0, no Scarpelli, com gol de Alemão. O resultado na primeira partida dá ao Furacão a vantagem do empate para se classificar para a quarta fase da competição.

 

Ficha técnica

Botafogo (0)

Darley; Valdemir (Gustavo Henrique), Robson (Reginaldo), Jordan e Guilherme Romão; Elicarlos (Ferreira), Victor Bolt, Jefferson, Matheus Anjos (Wesley) e Luketa (Murilo Oliveira); Wellington Tanque. Técnico: Claudinei Oliveira.

Figueirense (1)

Sidão; Lucas, Alemão, Pereira e Victor Oliveira; Geovane, Elyeser (Paulo Ricardo) e Marquinho (Everton Galdino); Keké (Gabriel Lima), Diego Gonçalves (Sanchez) e Everton Santos (Pedro Lucas). Técnico: Márcio Coelho.

Gol: Keké (16/2T) para o Figueirense;

Cartões amarelos: Robson, Jordan e Victor Bolt (BFC); Sidão, Lucas e Victor Oliveira (FFC);

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *