Figueirense FC - Site Oficial

Segurança em primeiro lugar. Com o intuito de manter todos os atletas, membros da comissão técnica e colaboradores prevenidos de um possível contágio com o Coronavírus, o Figueirense Futebol Clube adotou, nos últimos meses, uma série de medidas e adaptações nas rotinas internas, que vão desde a aplicação das recomendações feitas pelas autoridades de saúde até práticas de limpeza e higienização nas estruturas físicas do clube – Estádio Orlando Scarpelli e Centro de Formação e Treinamento (CFT) do Cambirela -, bem como ações diretamente relacionadas à saúde de todos os colaboradores, como os testes da Covid-19 e a aplicação de vacinas contra a Gripe H1N1.

A primeira medida adotada pelo Figueirense foi ainda em março. Após a suspensão do Campeonato Catarinense, o clube liberou os funcionários administrativos para jornada em home office (trabalho de casa), afim de evitar aglomerações de pessoas nas dependências do estádio. Da mesma forma, os atletas, comissão técnica e colaboradores do departamento de futebol receberam férias coletivas durante todo o mês de abril – acordo feito entre os 40 clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro. Durante o período de paralisação, os atletas receberam, do Figueirense, cartilhas de boas práticas, bem como orientações físicas, nutricionais e psicológicas para seguirem enquanto perdurasse o isolamento social.

Clube realizou centenas de testes rápidos e RT-PCR em atletas, membros da comissão técnica e funcionários. Foto: Patrick Floriani/FFC

Com a liberação gradual por parte das autoridades para o retorno das atividades, o Figueirense se manteve cuidadoso: nos setores administrativos, foram adotadas escalas de trabalho, bem como redução e adaptação das jornadas de expediente, afim de evitar aglomerações na sede administrativa junto ao Estádio Orlando Scarpelli. No futebol, com a volta dos treinos presenciais, os atletas foram separados em diversos grupos, de forma progressiva, de 6 e 12 jogadores, que praticavam as atividades em períodos distintos. Os treinos coletivos, com o elenco completo, se iniciaram na última semana de maio, liberados que foram pelo governo estadual.

Nos treinamentos, nova série de medidas preventivas, como a higienização de acessórios e equipamentos após cada uso e fechamento dos espaços de uso coletivo do CFT, como vestiários e centro de convivência – dentre outras determinações feitas pelas autoridades governamentais da área da saúde. Os testes de oxímetro, medição de temperatura e anamnese são procedimentos obrigatórios, realizados todos os dias em todas as pessoas que precisam acessar as dependências do CFT.

Mais recentemente, o clube realizou sanitização no Estádio Orlando Scarpelli – procedimento que já havia sido feito em abril – garantindo ainda mais a segurança para a realização da partida de volta das quartas de final do Campeonato Catarinense, contra o Juventus, na próxima terça-feira (28).

Testes e vacinas: clube amplifica cuidados com atletas e colaboradores

Vacinação contra a H1N1 em atletas e funcionários foi uma das ações do Figueirense durante a pandemia. Foto: Patrick Floriani/FFC

Sempre visando a saúde de todos os funcionários, o Figueirense realizou testes rápidos e também o RT-PCR. No dia 21 maio, os atletas, membros da comissão técnica e funcionários ligados ao futebol receberam os resultados dos testes, sendo todos negativos. Uma semana depois, foi a vez dos colaboradores do setor administrativo do clube serem examinados. Apenas uma funcionária apresentou anticorpos para o Coronavírus, resultado já esperado pelo departamento médico, pois a colaboradora comunicou à direção quando teve ciência da infecção e foi devidamente afastada e monitorada pelo período estipulado. Antes dos testes, o clube realizou a vacinação nos atletas, comissão técnica e demais colaboradores contra a Gripe H1N1.

“Desde o começo da pandemia uma de nossas maiores preocupações passou a ser com a saúde e a segurança de todos os funcionários. Adotamos, prontamente,  as recomendações dos órgãos públicos de saúde e aplicamos protocolos internos para manter os nossos atletas e colaboradores prevenidos de um possível contágio. Vamos seguir com essas ações, não medindo esforços para proteger a vida das pessoas que labutam diariamente pelo Figueirense”, destacou o Presidente do clube, Norton Flores Boppré.

Com o retorno do Campeonato Catarinense ocorrido no último dia 8 de julho – o Figueirense atuou na cidade de Jaraguá do Sul, contra o Juventus, no dia 9 -, o clube prontamente adotou os cuidados necessários. Na terça-feira, dia 7, realizou os testes RT-PCR em todos os atletas, membros da comissão técnica e funcionários pré-relacionados para trabalharem na partida de volta   originalmente marcada para o dia 12, no Estádio Orlando Scarpelli. Na ocasião, dois atletas testaram positivo para a Covid-19 e foram prontamente afastados.

Clube realizará novos testes RT-PCR nos próximos dias. Foto: Patrick Floriani/FFC

Levando em consideração a viagem e a partida disputada pelo Figueirense em Jaraguá do Sul, por prudência, o clube realizou novos exames na sexta-feira (10) para averiguar se havia, neste espaço de tempo entre a partida de Jaraguá do Sul e a que seria realizada em Florianópolis no dia 12, alguma nova ocorrência de infecção. Os resultados foram entregues ao clube no domingo (12), e todos os atletas e membros da comissão técnica examinados apresentaram resultados negativos. O Figueirense, de imediato, informou às autoridades de saúde do Município e do Estado (Vigilância Epidemiológica do Município de Florianópolis e Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina) sobre os resultados dos exames, tanto dos positivados quanto dos negativados. Tal ocorrência também foi devidamente informada à Diretoria de Competições da Federação Catarinense de Futebol (FCF).

Com todos os cuidados e maior segurança possível, e com novas rodadas de testes agendadas para os próximos dias, o Figueirense Futebol Clube se prepara para mais um retorno do Campeonato Catarinense – enfrenta, na próxima terça-feira (28), às 20h, no Estádio Orlando Scarpelli, o Juventus, pela partida de volta das quartas de final da competição. No primeiro jogo, em Jaraguá do Sul, vitória alvinegra por 2 a 1, com gols de Pedro Lucas e Diego Gonçalves. O resultado dá ao Furacão a vantagem do empate para avançar às semifinais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *