Evolução das Insígnias
A partir de 1921, a história do Figueirense Futebol Clube começou a ser construída. Junto dela, foi criada e instituída a primeira insígnia que estamparia no peito o escudo, tornando-se mais tarde motivo de orgulho para milhares de alvinegros. É interessante observar que, ao longo dos anos, a insígnia ganhou diferenciadas versões conforme a evolução da história do clube, tanto no formato e desenho, quanto na tecnologia do material utilizado.
1921
1930
1940
1951
1960
1974
1980
1999
Mascote
O que é?
Nome dado a um animal, pessoa ou objeto animado escolhido como representante visual ou identificador de uma marca, uma empresa ou evento. Muitas vezes não é necessariamente o logotipo de uma marca, mas passa a serconhecida como tal devido ao forte carisma com o público.
Para que serve?
- Para reforçar os valores de uma marca;
- Para gerar negócios;
- Para aproximar seus torcedores.
Furacão - como surgiu?
A primeira menção ao apelido Furacão surgiu em 1951, quando o Figueirense tornou-se campeão invicto no Torneio de Paranaguá. Na foto, a recepção do time que retornou do Paraná a bordo de um Douglas, da extinta empresa aérea Cruzeiro do Sul.
Presente no hino oficial e utilizado espontaneamente pela torcida, o clube resolveu então criar o mascote Furacão, apelidado pela torcida de Furacão do Estreito.