Na noite da última terça-feira (22), importantes nomes da história do Figueirense, alguns através de representantes, estiveram reunidos, respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19, no Memorial do Figueirense Futebol Clube, localizado no Estádio Orlando Scarpelli, para um evento emocionante, que homenageou todos os campeões com a camisa do Furacão.
No evento intitulado “Homenagens – Campeões do Centenário”, que contou com as presenças de representantes dos poderes constituídos do clube, além de ex-atletas, ex-treinadores, as equipes de futebol 7 e masters do Figueirense, e outras personalidades alvinegras, foram homenageados com o troféu do centenário do Figueirense Futebol Clube, todos os treinadores, que representaram as comissões técnicas campeãs pelo Furacão, os capitães, representando os times que conquistaram títulos, além de outras personalidades e recordistas com a camisa alvinegra.
Confira abaixo os nomes dos homenageados:
- Balduíno Lima (BADECO), in memoriam: ex-funcionário e zelador do Figueirense F.C. desde o início da construção do Estádio Orlando Scarpelli no ano de 1959, representando homenagem à todos os colaboradores do Furacão. Badeco foi representado pela sua viúva Maria Leopoldina Lima, e seus filhos, Osni Lima e Olindina Maria Lima Pereira.
- Equipe de Master do Figueirense, representada pelo seu presidente José Ion Lemos de Brito Júnior.
- Equipe masculina de Futebol 7 do Figueirense, representada pelo presidente Claon Garcez e o capitão Julinho.
- Equipe feminina de Futebol 7 do Figueirense, representada pelo técnico Emerson Prado e toda as atletas da equipe.
- Hercílio Polli, In memorian: técnico bi campeão estadual e primeiro treinador campeão pelo alvinegro, representado pelo seu neto, o Senhor Hercílio Polli Neto.
- Getúlio Zommer, in memorian: mais conhecido como Peru, foi atleta dos primeiros times formados pelo Figueirense e tornou-se o mais vitorioso treinador da história do alvinegro, com quatro conquistas estaduais, representado pelo seu familiar, o conselheiro Dr. Oscar Zommer.
- Jorge Ferreira, in memorian: técnico campeão catarinense, representado pelo seu filho Marcos Vinícius, que enviou um vídeo, e no evento pelo seu parceiro de comissão técnica na conquista do campeonato estadual de 1972, o então preparador físico, Professor Iberê Rosa, que também foi homenageado pela conquista de 72, recebendo o troféu do centenário das mãos do ex-atleta, campeão da mesma temporada, Laudares Veloso, mais conhecido como Caco.
- Lauro Búrigo, in memorian: técnico campeão estadual em 1974, homenageado também pela pela inesquecível campanha do Figueirense no campeonato nacional de clubes em 1975 e pela conquista do super campeonato catarinense em 1996, representado pelo seu filho Lauro José Búrigo Filho.
- Lula Pereira, in memorian: campeão estadual como treinador do Figueirense em 1994, representado no evento pelo ex-presidente Gercino Correa da Costa Filho, que recebeu o troféu do centenário, e pelo seu filho Luiz Eduardo Pereira, que enviou um vídeo de agradecimento.
- Abel Ribeiro: treinador campeão da Copa Mercosul de 1995 e do Campeonato Catarinense de 1999, que recebeu o troféu das mãos do ex-presidente do conselho administrativo José Carlos da Silva.
- Roberval Davino: técnico do alvinegro na conquista do estadual do ano de 2002, que enviou um vídeo e foi representado pelo presidente do conselho fiscal, Luiz Ângelo Sombrio.
- Vágner Benazzi: técnico campeão catarinense com o Figueirense no ano de 2003.
- Dorival Júnior, treinador do Figueirense na conquista do campeonato estadual do ano de 2004, que recebeu o troféu das mãos do ex-supervisor do clube, Marcelo Coelho Haviaras.
- Adilson Batista: técnico campeão catarinense de 2006, que enviou um vídeo e foi representado pela secretária geral do conselho administrativo Consuelo Coelho Haviaras.
- Alexandre Gallo: treinador do Furacão na conquista do campeonato estadual de 2008, que enviou um vídeo e foi representado pela vice presidente do conselho administrativo Vera Lúcia Rodrigues.
- Vinícius Eutrópio: técnico do Figueirense na conquista do Campeonato Catarinense de 2014, que enviou um vídeo e foi representado na homenagem por Marja Luiza Wojcikiewicz Lazaresqui e Júlio César Pereira.
- Argel Fucks: treinador do alvinegro na conquista do campeonato estadual de 2015, que enviou um vídeo.
- Milton Cruz: técnico do Figueirense na conquista do título estadual do ano de 2018, que recebeu o troféu das mãos do presidente do conselho deliberativo, Francisco de Assis Filho.
- Rogério Micale: técnico do Figueirense na conquista da 39ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, no ano de 2008, que recebeu o troféu do centenário das mãos do ex-presidente dos conselhos Administrativo e Deliberativo – Engº Luiz Fernando Philippi.
Foram homenageados também:
- Carlos Moritz (Calico), in memorian: Segundo maior artilheiro da história do Figueirense, com 93 gols registrados, tendo vestido a camisa do Figueirense por 15 anos, de 1932 à 1947, conquistando 06 títulos estaduais. No evento, Calico foi representado pelo seu filho, Sr Carlos José Moritz, que recebeu o troféu do centenário das mãos do presidente do conselho administrativo, Norton Flores Boppré.
- Jaílson Colombi (Jaílson): capitão do Figueirense na conquista do título de 1972, impossibilitado de estar no evento, foi representado pelo ex-atleta, seu colega campeão naquela temporada, Luiz Everton Rodrigues.
- Sérgio Gonçalves Lopes: capitão do alvinegro na conquista do estadual de 1974, o “Fita Métrica” como é conhecido, recebeu o troféu do centenário, entregue pelo presidente do conselho administrativo, Norton Flores Boppré.
- Solís Queiroz Duarte: capitão do Figueirense na conquista do Campeonato Catarinense de 1994, que recebeu o troféu das mãos do presidente do conselho fiscal, Luiz Ângelo Sombrio.
- Carlos Augusto Rodrigues (Carlinhos): capitão do Figueirense na conquista do histórico título de 1999. Impossibilitado de estar no evento, enviou um vídeo e foi representado pela vice presidente do conselho administrativo Vera Lúcia Rodrigues.
- Márcio de Azevedo (Márcio Goiano): capitão do Furacão na conquista do estadual do ano de 2002. Impossibilitado de estar no evento, enviou um vídeo e foi representado pelo ex-atleta Carlos Alberto de Oliveira.
- Cleber Américo da Conceição (Clebão): capitão do Figueirense nas conquistas dos estaduais de 2003 e 2004. Impossibilitado de comparecer ao evento, enviou um vídeo e foi representado por Wilmar Francisco de Oliveira e Arthur Lautert Vieira.
- Antônio Marcos da Silva Filho (Marquinhos Paraná): capitão do alvinegro no título de 2006, que recebeu o troféu das mãos do presidente do conselho fiscal, Luiz Ângelo Sombrio.
- Cleiton Ribeiro Xavier (Cleiton Xavier): capitão do Figueirense na conquista do título estadual de 2008.
- Marcos Roberto da Silva (Marquinhos): capitão do Figueirense nos títulos estaduais de 2014 e 2015, que recebeu o troféu do centenário das mãos do presidente do conselho deliberativo Francisco de Assis Filho.
- Jorge Henrique de Souza: capitão do Furacão na conquista do Campeonato Catarinense de 2018.
- Edson Galvão: Capitão do Figueirense na conquista do título da 39ª edição da Copa São Paulo de Futebol Junior, no ano de 2008. Representando a tradição do Figueirense na formação de atletas, que recebeu o troféu do centenário das mãos do ex-diretor Thiago Divanenko.
- Rodrigo Fernandes Valete (Fernandes): ex-atleta que conquistou 06 títulos estaduais com a camisa do Figueirense, e que recebeu o troféu do centenário das mãos do presidente do conselho administrativo, Norton Flores Boppré, por ser até presente momento, o maior artilheiro da história do alvinegro, com 107 gols marcados.
Os eventos comemorativos ao centenário do Figueirense Futebol Clube seguirão extensa programação até 12 de junho de 2022.