O Figueirense largou na frente, ao vencer o Barra no jogo de ida por 3×1, em duelo eliminatório, válido pela segunda fase do Campeonato Catarinense.
Renan Bernabé, Guilherme Pato e JP Iseppe marcaram os gols do Furacão. Já o gol do Barra, foi anotado por Adilson Bahia.
Com o resultado, o Figueirense passa a jogar com a vantagem de poder ser derrotado por até 01 gol de diferença, no jogo da volta, para avançar à fase semifinal do estadual.
O jogo
Empurrado pela sua torcida, que lotou o setor visitante e cantou durante toda a partida, o Furacão começou pressionando. A primeira boa chance foi do alvinegro, aos 3 minutos, quando a bola sobrou na entrada da área e Léo Baiano chutou forte, mas a bola subiu demais. Aos 7 minutos, após levantada na área, Genilson tentou o desvio, mas a defesa fez o corte. Na sequência do lance, o goleiro Weverton, do Barra, atingiu o jogador Léo Baiano e foi expulso. O atacante Matheus Carvalho então foi substituído pelo goleiro João Lopes. No lance posterior, mais uma bola do Furacão lançada na área, Bernabé caiu e reclamou pênalti, a bola sobrou para Pato, que bateu para o gol sem direção. Aos 23′, DG chutou da Intermediária, mas a bola passou longe da meta alvinegra. Aos 30 minutos o Barra assustou. Após bola rebatida na entrada da área, o ex-alvinegro Muriel chegou batendo forte, a bola tinha o endereço certo, mas o goleiro Vinícius Barreta desviou, a bola tocou na trave e na sequência o arqueiro do Figueirense fez a defesa. Aos 34 minutos, Titto fez boa jogada e cruzou para Cesinha, que desviou de cabeça, parando em linda defesa do goleiro João Lopes. No minuto seguinte, Glédson serviu Ruan Levine, que bateu cruzado para mais uma boa defesa do goleiro adversário. O gol do Furacão aconteceu aos 38 minutos. Após levantamento na área e finalização de Tomás Kayck, o goleiro deu rebote e a bola sobrou para Renan Bernabé, que desviou para as redes e correu para o abraço. Já nos acréscimos, Ruan Levine recebeu na área e desviou para o gol, parando em defesa do goleiro, mas a arbitragem já havia anotado o impedimento.
A equipe do Figueirense voltou com uma mudança para o segundo tempo. JP Iseppe entrou no lugar de Léo Baiano. O que não mudou foi o domínio da partida. O Furacão iniciou a segunda etapa pressionando. Logo aos 2 minutos, após finalização alvinegra e rebote do Barra, Guilherme Pato dominou e finalizou, mas a defesa fez o corte. Aos 6 minutos Guilherme Pato foi lançado em velocidade, após erro na saída de bola do Barra. O atacante alvinegro clareou a jogada e finalizou no canto com precisão, sem chances para o goleiro do Barra. Figueira 2×0. Aos 21′, o estreante Camilo bateu da intermediária e obrigou o goleiro a fazer grande defesa. Na sequência, o próprio Camilo cobrou escanteio e a defesa fez o corte, mas a bola sobrou limpa para JP Iseppe, que marcou um golaço, num lindo chute de primeira, no ângulo. Figueira 3×0 e festa da Nação Alvinegra em Itajaí. Guilherme Pato, aos 28′, tentou mais uma vez de longe, mas a bola passou por cima do gol. Aos 40 minutos o Barra diminuiu o marcador. Adilson Bahia recebeu pela direita e chutou colocado, a bola foi no cantinho e morreu no fundo das redes. No finalzinho do jogo, a equipe do Barra ainda tentou uma pressão com seguidas bolas levantadas na área alvinegra, mas sem conseguir finalizar com perigo. Fim de jogo: Barra 1 x 3 Figueirense, diante de 1171 torcedores, com renda de R$ 37.300,00.
Confira abaixo a entrevista coletiva pós-jogo com o técnico João Burse: