Diego Gonçalves e Pedro Lucas marcaram os gols da vitória do Furacão. Foto: Patrick Floriani/FFC

Foi na raça. Na imposição. E também na qualidade. Na noite desta quarta-feira (29), o Figueirense superou, de virada, o Joinville, por 2 a 1, no Estádio Orlando Scarpelli, e se manteve na liderança do Campeonato Catarinense. Luquinhas abriu o placar para o time visitante no final do primeiro tempo, mas Diego Gonçalves e Pedro Lucas, com dois golaços, viraram a partida para o Furacão.

Com o resultado, o Figueirense chegou à sua segunda vitória na competição e soma sete pontos. No domingo (02), enfrenta o Avaí, no Scarpelli, pela quarta rodada do Campeonato Catarinense.

O jogo

A partida começou com muita marcação no meio de campo. O Figueirense tomava a iniciativa do jogo, mas não conseguia infiltrar com perigo na defesa adversária, e a primeira grande chance foi do Joinville. Lima recebeu passe dentro da área e bateu colocado, para grande defesa de Sidão.

A primeira finalização do Figueirense veio aos 18 minutos. Vitor Feijão cobrou falta frontal e Ivan defendeu no canto. Aos 24 minutos, quase que o Furacão abre o placar. Nicholas cobrou escanteio e, após bate e rebate na área, Rony cabeceou e Ivan defendeu. A bola ainda tocou no travessão e saiu em novo escanteio.

Dois minutos mais tarde, Diego Gonçalves bateu falta da intermediária e Ivan defendeu. O mesmo Diego, na sequência do lance, fez boa jogada individual e arriscou chute da entrada da área. A bola passou ao lado do gol adversário.

Já nos acréscimos do primeiro tempo, após cobrança de escanteio, Luquinhas subiu na grande área e, de cabeça, abriu o placar para o Joinville. A partida foi para o intervalo com o time visitante em vantagem.

O Figueirense, que já foi dominante no primeiro tempo, voltou para a etapa final ainda mais disposto a buscar a vitória, e pressionou ainda mais o time adversário. Logo aos 4 minutos, veio o empate: Diego Gonçalves cobrou falta com categoria, acertando o canto do goleiro Ivan, e marcou um bonito gol no Estádio Orlando Scarpelli. Tudo igual no marcador.

O Furacão seguiu sufocando o Joinville em busca da virada. Márcio Coelho orientava a equipe a ocupar o campo de ataque. E brilhou a estrela do treinador alvinegro. Aos 23 minutos, colocou o centroavante Pedro Lucas em campo. Dois minutos mais tarde, o estreante da noite, logo em sua primeira jogada, fez uma pintura: Patrick roubou bola na intermediária ofensiva e serviu o camisa, que girou sobre a marcação e, por cobertura, de fora da área, marcou um golaço! A virada alvinegra, para delírio da Nação Alvinegra! Figueirense na frente!

Mesmo em vantagem, o Figueirense continuou com postura ofensiva. Aos 34 minutos, em contra-ataque, Vitor Feijão recebeu passe dentro da área e bateu no alto, para defesa de Ivan.

Nos últimos minutos, o Joinville tentou pressionar o alvinegro, mas esbarrou em um sistema defensivo eficiente. O adversário assustou em chutes de fora da área, mas o goleiro Sidão, com duas boas defesas, garantiu a vitória do Figueirense.

Agora, o Figueirense se prepara para disputar o clássico contra o Avaí, no próximo domingo (02), às 16h, no Estádio Orlando Scarpelli. A reapresentação do grupo alvinegro está marcada para a tarde desta quinta-feira (30), no Centro de Formação e Treinamento (CFT) do Cambirela, em Palhoça (SC).

Ficha técnica

Figueirense (2)

Sidão; Lucas, Pereira, Rony e Sánchez Costa (Brunetti); Paulo Ricardo (Pedro Lucas), Patrick e Lucas Henrique (Guilherme); Nicholas, Diego Gonçalves e Vitor Feijão. Técnico: Márcio Coelho

Joinville (1)

Ivan; Renan Guedes (Eduardo), André Baumer, Charles e Gustavo; Braga (Adriano), Trindade, Luquinhas, Lucas de Sá e Fernandinho; Lima (Romarinho). Técnico: Fabinho Santos.

Gols: Luquinhas (46/1T) para o Joinville; Diego Gonçalves (4/2T) e Pedro Lucas (25/2T) para o Figueirense.

Cartões amarelos: Charles e Braga (JEC); Lucas e Lucas Henrique (FFC);