Figueirense FC - Site Oficial
São Bernardo

x

Figueirense
Campeonato Brasileiro -  
23/06/24 -  
Estádio 1º de Maio
Time sub-23 do Figueirense focado na disputa da Copa SC. Foto: Patrick Floriani/FFC

Após a boa participação no Campeonato Brasileiro de Aspirantes, a equipe sub-23 do Figueirense se prepara para mais uma importante competição na sequência de 2019. A categoria vai representar o Furacão na disputa da Copa Santa Catarina, que começará no próximo domingo (08), quando o time do Estreito enfrentará o Joinville, às 15h30, no Orlando Scarpelli.

A preparação da equipe para a competição se intensifica no decorrer da semana. Com treinamentos marcados para todos os dias, no Centro de Formação e Treinamentos (CFT) do Cambirela, em Palhoça (SC), o técnico Rodrigo Casarin busca ajustar ainda mais a equipe.

“Nosso sub-23 é uma equipe muito qualificada e técnica. Já trabalham juntos há alguns meses e muitos deles se conhecem desde as temporadas anteriores. Alguns fizeram a formação inteira no Figueirense e isso é importante, já que facilita o entrosamento. Temos uma maneira de jogar consolidada e um padrão de jogo bem definido, que nos fez ter uma boa campanha no Brasileirão de Aspirantes. Tenho certeza de que os meninos vão fazer mais uma grande participação na Copa”, afirmou o treinador.

Atacante Echaporã foi um dos destaques do Figueirense no Brasileirão de Aspirantes. Foto: Patrick Floriani/FFC

Para o gerente das categorias de formação do Furacão, Felipe Gil, a integração entre atletas do elenco profissional com jogadores do sub-20 facilita o processo de transição e a Copa Santa Catarina – uma competição profissional – faz com que os jogadores acumulem experiência e bagagem para a sequência da carreira.

“Estamos fazendo um trabalho muito proveitoso com nosso time sub-23. Essa mescla entre jogadores do profissional com atletas dos juniores facilita a transição da base para o time principal, pois complementa o processo de formação dos atletas”, analisou.

“Já tivemos, no ano passado, uma excelente participação. Hoje, muitos dos meninos que jogaram a competição estão no time principal. Esse bom resultado nos fez repetir a estratégia neste ano. Vai ser importante para nós, como clube, mas principalmente para os atletas, que já vão ter experiência contra equipes da Série A do Campeonato Catarinense”, complementou.

Meias Bruno Santos e Guilherme: talentos formados na base alvinegra em atuação no Brasileirão de Aspirantes. Foto: Patrick Floriani/FFC

Destaque em 2018

No ano passado, o Figueirense disputou a Copa Santa Catarina com a equipe sub-20, na época comandada pelo técnico Fábio Matias. Com um futebol ofensivo, a campanha do Furacão chamou a atenção de todo o estado, principalmente por se tratar de um time de juniores enfrentando equipes profissionais.

Na primeira fase, foram seis vitória em dez jogos e a classificação em segundo lugar do grupo B. O Figueirense se despediu da competição nas semifinais, quando foi eliminado pelo Brusque, que acabou sendo o campeão.

Além do eficiente rendimento coletivo, alguns atletas tiveram o desempenho individual destacado. O atacante Gustavo Poffo, artilheiro com seis gols, foi eleito como a revelação do campeonato. O meia Guilherme também foi um dos finalistas como melhor jogador da posição.

Atacante Gustavo Poffo foi eleito como revelação da última edição da Copa SC.