Neste sábado (26), na partida entre Figueirense e Criciúma, no Estádio Orlando Scarpelli às 16h30, pela Série B do Campeonato Brasileiro, o Furacão e o ICC – Instituto Catarinense de Conscientização, farão uma ação especial na casa do clube mais vezes campeão de Santa Catarina. A ação faz parte das atividades do Outubro Rosa, mês dedicado a luta contra o câncer de mama.

Nesta ação, o ICC irá contar com voluntárias (os) e ex-pacientes para alertar homens e mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. As voluntárias vão entrar em campo com os jogadores do Figueirense, e uma faixa vai percorrer o gramado no intervalo da partida.

Com este objetivo, voluntárias estarão fazendo panfletagens e também orientando como torcedoras que estejam em tratamento quimioterápico podem usufruir dos serviços gratuitos dos nossos bancos
na grande Florianópolis, como perucas e lenços.

Está programado, também, a entrada em campo com um homem representando a pequena porcentagem da doença que está atingindo o sexo masculino, e 10 mulheres para alertar sobre a prevenção ao câncer de mama feminino.

Sobre o Outubro Rosa

Campanha mundial realizada todos os anos, o Outubro Rosa tem como objetivo alertar a sociedade sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, a doença é a que mais mata mulheres brasileiras. No país, apenas em 2019, foram registrados aproximadamente 59.700 novos casos.

A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

Fonte: INCA / Roche