O Figueirense confirmou participação na Copa Santa Catarina sub-13, que terá sua primeira edição oficial, em 2019. A definição ocorreu durante o congresso técnico realizado nesta quinta-feira (21), na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriú (SC).
Na reunião, onde o Alvinengro foi representado pelo supervisor técnico das categorias de base do clube, Tiago da Cruz, foi definido que 18 equipes disputarão o campeonato. Além do Furacão, que é comandado pelo técnico Vinícius Aguiar, a disputa contará com Chapecoense, Avaí, Joinville, Marcílio Dias, Hercílio Luz, Camboriú, Itajaí, Internacional de Lages, Bonsucesso de Passo de Torres, Irmã Carmem de Araranguá, Forquilhinha, Tupi de Gaspar, Nações Esporte de Joinville, Criciúma, Imbituba, IAFA de Blumenau e Guabiruba.
Com calendário ainda sendo estruturado, a fórmula de disputa escolhida foi o cruzamento em três grupos, com seis equipes em cada. Ao se enfrentarem no sistema de turno e returno, a primeira fase totalizará dez rodadas. Os dois primeiros colocados de cada chave, junto com os dois melhores terceiros colocados por índice técnico, avançam para a segunda fase, equivalente às quartas de final.