O Figueirense está eliminado da Copa do Brasil. O Furacão foi superado por 3 a 0 pelo Fluminense, na noite desta terça-feira (25), no Maracanã, e se despediu da competição nacional. O meia Nenê marcou os três gols da vitória da equipe carioca, que avançou à quarta fase do certame.
O confronto era válido pelo jogo da volta da terceira fase da Copa do Brasil. Na primeira partida, o Figueirense venceu o Fluminense por 1 a 0, no Estádio Orlando Scarpelli.
O jogo
O Fluminense começou o jogo buscando abafar a saída de bola do Figueirense e construir jogadas perigosas com triangulações pelo meio de campo, mas esbarrou em um forte sistema de marcação do Furacão. E foi o alvinegro quem chegou com perigo pela primeira vez. Aos três minutos, Sanchez arrancou pela esquerda e cruzou rasteiro, buscando Everton Santos e Keké, mas a zaga adversária afastou, jogando pra escanteio.
O Fluminense abriu o placar aos 14 minutos. Nenê cobrou falta frontal com muita categoria e acertou o ângulo do gol de Sidão. O resultado parcial leva a decisão para os pênaltis. O Figueirense respondeu logo em seguida. Aos 16 minutos, Diego Gonçalves cobrou escanteio e Pereira desviou de cabeça, ao lado do gol de Muriel.
Atrás no marcador, o Figueirense começou a marcar mais pressão no campo ofensivo, e rondava a área adversária em busca de uma oportunidade de gol, mas pecava no último passe. O Fluminense, por sua vez, visava os contra-ataques e lançamentos longos para tentar ampliar o marcador.
O Figueirense teve boa chance aos 35 minutos. Em saída errada da zaga tricolor, Geovane dominou e arriscou chute forte de fora da área, mas Muriel defendeu. Na sequência, foi a vez de Michel Araújo tentar de longe, mas mandou por cima da meta defendida por Sidão. Aos 39, nova chance para o Flu. Michel Araújo recuperou a bola na frente da área e bateu forte, ao lado do gol alvinegro, com perigo.
Sem conseguir penetrar na área adversária, o Figueirense passou a tentar chutes de longe. E foi assim que Sanchez quase empatou o jogo. O lateral recebeu passe de Marquinho na intermediária, avançou e bateu forte. Muriel espalmou para escanteio.
Já nos minutos finais do primeiro tempo, o Fluminense quase ampliou. Evanilson recebeu passe dentro da área e finalizou no canto, mas Sidão fez grande defesa, evitando que o time da casa aumentasse a vantagem.
Na segunda etapa, o Figueirense começou pressionando o Fluminense, e quase empatou aos seis minutos. Em boa troca de passes, Keké serviu Marquinho na área. O camisa 10 conseguiu finalizar, mas Muriel saiu bem do gol e mandou a bola pra escanteio. Alguns instantes antes, Diego Gonçalves, em jogada individual pela esquerda, cruzou rasteiro, e a zaga afastou antes da finalização de Everton Santos.
O Fluminense aumentou o marcador aos 10 minutos. Nenê recebeu passe na frente da área e bateu forte. A bola ainda desviou na marcação e encobriu o goleiro Sidão. O resultado dá ao Fluminense a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil.
Precisando de um gol, o Figueirense buscava criar jogadas ofensivas, mas sem sucesso. O Fluminense teve boa chance aos 16 minutos, em chute de fora da área defendido por Sidão. Aos 35 minutos, o Fluminense ampliou. Nenê cobrou pênalti no alto e marcou o terceiro gol dele na partida.
Precisando de dois gols para levar a partida para as penalidades, o Figueirense buscava triangulações e jogadas rápidas, mas foi na bola parada que levou perigo. Diego Gonçalves bateu falta lateral e acertou o travessão de Muriel. Nos minutos finais, apesar das tentativas do Furacão de diminuir o marcador, o placar seguiu inalterado, e o Fluminense garantiu a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil.
Agora, o Figueirense foca totalmente as atenções na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. No sábado (29), o Furacão enfrenta o Confiança (SE), no Estádio Orlando Scarpelli, a partir das 19h, em partida que integra a sexta rodada da competição. O retorno para Florianópolis, após dez dias, está marcado para a tarde desta quarta-feira (26).
Ficha técnica
Fluminense (3)
Muriel; Calegari, Nino. Luccas Claro e Egídio; Yuri Lima (Yago), Dodi e Michel Araújo (Wellington Silva); Nenê, Marcos Paulo (Ganso) e Evanilson (Fred); Técnico: Odair Hellmann.
Figueirense (0)
Sidão; Lucas, Alemão, Pereira e Sanchez; Geovane, Elyeser (Paulo Ricardo) e Marquinho (Everton Galdino); Keké (Gabriel Lima), Diego Gonçalves e Everton Santos (Pedro Lucas); Técnico: Márcio Coelho.
Gols: Nenê (14/1T, 10/2T e 35/2T) para o Fluminense;
Cartões amarelos: Michel Araújo (Flu); Marquinho (Fig).
Sou Tricolor, mas parabenizo o Figueirense pela forma competitiva como jogou. Sem apelar para faltas ou retranca, jogou firme na defesa sem abrir mão do ataque. Desejo ao Figueirense um bom desempenho na serie B.