De cabeça, Abimael marcou o seu nome na história e o gol do acesso em 2001 (Foto: Arquivo/Memorial FFC)

22 de dezembro. Neste mesmo dia, há exatos 18 anos, um nome ficaria marcado para sempre na história do Figueirense Futebol Clube. Abimael Carvalho Ferreira entrou, e em seu primeiro lance eternizou em imagens e vozes, o acesso do Figueira à Série A do Campeonato Brasileiro em 2001.

A chuva caía naquele sábado em Florianópolis, porém não impediu que 22.530 Alvinegros comparecessem ao Orlando Scarpelli para acompanhar a disputa por uma vaga na elite contra o Caxias, do Rio Grande do Sul. Uma simples vitória catarinense daria vaga ao Furacão entre os melhores times do país.

A história começaria a ser escrita na segunda etapa. Aos 17 minutos, o Figueirense foi todo para área do Caxias em falta na lateral de ataque alvinegro. Lá dentro, Abimael, Genílson e Léo Mineiro. Por Marcelinho, a bola foi levantada em direção ao gol, e na primeira bola do camisa 18, ele só desviou de cabeça para abrir o placar.

Isto feito, Abimael saiu para os braços da Nação Alvinegra, com a inconfundível e mais famosa corrida do Estádio Orlando Scarpelli, para eternizar-se como o talismã alvinegro do acesso de 2001, e também, deixar na memória alvinegra, uma sequência de cinco palavras: amor, alegria, acesso, alvinegro, Abimael, e Série A.

O time na época treinado por Vágner Benazzi, foi a campo com César; Simplício, Márcio Goiano, Pedro Paulo, Vanin; China (Fransérgio), Léo Mineiro, William (Marcelinho), Fernandes; Genílson, Gilson Batata (Abimael).