A Federação Catarinense de Futebol (FCF), atendendo pedido dos clubes, promoveu um novo Conselho Técnico do Catarinense 2025. O encontro foi realizado na sexta-feira (29/11) em formato on-line e ficou decidido que a competição terá uma data a mais e contará com a fase de quartas de final em jogo único. Para ocorrer a adequação o Campeonato Catarinense 2025 terá início dia 15 de janeiro.
Participaram do Conselho Técnico o presidente da FCF, Rubens Angelotti, o secretário geral Cláudio Gomes, o diretor do Departamento de Competições, Carlos Crispim, o diretor do Departamento de Arbitragem, Kleber Lúcio Gil, o assessor do Departamento de Competições, José Carlos Goulart Júnior, o procurador jurídico, Rodrigo Capella, o presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais de Futebol do Estado de Santa Catarina (SAPFESC), Marcelo Cruz, representantes do Figueirense, Avaí, Barra, Brusque, Caravaggio, Criciúma, Chapecoense, Concórdia, Joinville, Marcílio Dias e Santa Catarina.
No formato de disputa, a competição terá um turno único com os doze clubes se enfrentando. Os oito primeiros avançam para as quartas de final, que será disputada em jogo único. Também haverá uma única partida na semifinal. A final será disputada em dois jogos.
A competição está prevista para se encerrar no dia 22 ou 26 de março.
realizou na tarde desta terça-feira (19), na sua Sede, em Balneário Camboriú, o Conselho Técnico do Campeonato Catarinense de 2025.
Na ocasião, a FCF e os clubes definiram a formatação da principal competição estadual da próxima temporada, a Série A do Campeonato Catarinense, que iniciará no sábado, dia 18 de janeiro, e terminará no sábado, dia 22 de março de 2025.
Doze equipes participarão da competição: Figueirense, Avaí, Brusque, Criciúma, Chapecoense, Joinville, Concórdia, Barra, Hercílio Luz e Marcílio Dias. A estes se somam as equipes do Caravággio (Nova Veneza) e Santa Catarina (Rio do Sul), que subiram da última Série B do Campeonato Estadual.
Em 2025 o Campeonato Catarinense – Série A terá novo formato, com 14 datas. Na primeira fase as equipes se enfrentarão em turno único (11 datas). As quatro melhores equipes avançarão à segunda fase (semifinais), que serão disputadas em jogos únicos e eliminatórios, na casa das equipes com as melhores colocações na primeira fase. A terceira fase serão às finais, que serão disputadas em dois jogos (ida e volta). O grande campeão, além da Taça, será premiado com uma vaga na Copa do Brasil de 2026. O vice-campeão também ficará com uma vaga na Copa do Brasil.
Cada equipe poderá inscrever até 40 atletas, com a janela de inscrições aberta de 03/01 à 28/02.
Os jogos acontecerão às quartas e quintas-feiras, sempre às 19h, 20h ou 21h.
Já nos finais de semana, as partidas acontecerão aos sábados e domingos, às 16h, 17h ou 18h.
Um dos jogos de cada rodada será disputado aos sábados às 16h30, com transmissão pela NSC TV (afiliada TV Globo), em rede aberta. Já as demais partidas serão transmitidas ao vivo por Streaming.
Maior Campeão do Estado com 18 títulos, o Furacão se fez presente no Conselho Técnico da FCF representado por Enrico Ambrogini, CEO do Figueirense FC SAF, acompanhado por Wilson Rodrigues, Coordenador Técnico de Futebol e Carlos Henrique Carvalho, Gerente Administrativo de Futebol.