O Figueirense inicia, neste dia 18, mais uma etapa do processo do retorno gradual das atividades de futebol. A partir desta segunda-feira, os atletas do Alvinegro voltam a treinar presencialmente, no Centro de Formação e Treinamentos (CFT) do Cambirela, em Palhoça (SC). A prefeitura do município autorizou o clube a retornar às atividades, e o Furacão preparou uma série de protocolos e medidas de precaução para que a volta tenha o máximo de segurança possível.
Os treinamentos acontecerão em quatro períodos distintos durante o dia, e os atletas se apresentam em grupos reduzidos com, no máximo, sete jogadores. O clube preparou uma logística para que não haja aglomeração de pessoas nas dependências do CFT e minimize as necessidades de contato.
Outra medida que o clube adota a partir desta segunda-feira relativa à prevenção contra o Covid-19 é a medição de temperatura e a realização de procedimentos como a anamnese e oxímetro em todos os atletas, funcionários e demais pessoas que precisem acessar às instalações tanto do Estádio Orlando Scarpelli quanto o CFT do Cambirela.
Nos treinamentos presenciais, não haverá acompanhamento por parte da imprensa. A medida se faz necessária para evitar o acúmulo de pessoas no CFT, e tem como principal intuito preservar a saúde dos atletas e colaboradores do clube e dos próprios profissionais do jornalismo. Durante o período, os veículos oficiais do Figueirense, como a Rádio Figueira e a TV Figueira, farão a cobertura dos treinamentos e disponibilizarão todo o conteúdo para utilização dos jornalistas.
O Figueirense também já está em posse dos testes para a Covid-19 e ajusta os últimos detalhes para começar a aplicação nos atletas e funcionários. Vale destacar que a principal preocupação do Figueirense é a saúde de seus colaboradores, e o clube tem tomado uma série de medidas de prevenção, como a vacinação contra a Gripe H1N1, ocorrida na última quarta-feira (13).