O Figueirense derrotou o Internacional de Lages por 3×1, na tarde deste sábado (02), no Scarpelli, em duelo válido pela 11ª rodada do Campeonato Catarinense.
Com o resultado, o Furacão terminou a primeira fase do estadual na 4ª posição, com 18 pontos conquistados. Já a equipe lageana, com apenas 08 pontos, está rebaixada à Série B do Campeonato Estadual.
Os gols do Figueira foram anotados por Renan Bernabé (2x) e pelo estreante Jefinho, que balançou as redes logo no seu primeiro toque na bola com a camisa alvinegra. O gol do Inter de Lages foi anotado por Wesley.
Figueira conhece adversário
Com os demais resultados da rodada, foram definidas as posições finais da primeira fase. Assim, ficou definido que o adversário do Furacão na próxima fase será o Barra, que terminou a primeira fase na 5ª posição, com 17 pontos. No confronto direto entre as equipes, em duelo válido pela 5ª rodada, o Figueira levou a melhor e venceu por 1×0, em Itajai, com gol do atacante Renan Bernabé, de cabeça.
Os duelos no sistema mata-mata, válidos pela fase de quartas de final do Campeonato Catarinense, começarão no próximo final de semana. O jogo de ida acontecerá no Estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí, já o jogo da volta acontecerá no final de semana seguinte, no Estádio Orlando Scarpelli.
O jogo
Sob forte calor, Figueira e Inter de Lages se enfrentaram na tarde deste sábado (02), no Scarpelli. Como já era de se esperar, o alvinegro iniciou o jogo na pressão. Ao 07 minutos, após jogada pela direita, a bola foi cruzada rasteira na área, e por pouco Bernabé não abriu o placar. Pouco depois, Cesinha fez linda jogada pela esquerda e bateu no cantinho, mas o goleiro fez a defesa. O gol que abriu o marcador aconteceu aos 13 minutos, quando Glédson recebeu pela direita e cruzou para Bernabé, que só desviou para o fundo das redes e saiu para o abraço. Aos 21’, após boa trama, a bola sobrou para Danilo, que arriscou pela primeira vez para a equipe serrana, mas o chute foi longe do gol. Aos 31 minutos, Glédson limpou a jogada na entrada da área e bateu forte, a bola tocou no chão e o goleiro César Tanaka fez grande defesa, evitando o segundo gol do Furacão. Aos 35’, em jogada de contra-ataque, Renan Bernabé recebeu sozinho e tocou para Glédson, que mais uma vez tentou o arremate, mas foi travado pela defesa do Internacional. No final do primeiro tempo o Figueira ainda teve mais uma boa chance com Guilherme Pato, mas a finalização não saiu como esperado.
Precisando virar o jogo para tentar se manter na primeira divisão, o Internacional de Lages veio para o segundo tempo com duas mudanças, e a primeira boa chance da segunda etapa foi da equipe lageana. Aos 6 minutos, Wesley tentou uma bicicleta e foi travado pela defesa alvinegra, na sequência Bruno Sena chutou forte, mas sem direção. Aos 12’, Guilherme Pato soltou uma bomba e a bola tinha o endereço certo, mas César Tanaka voou e fez uma linda defesa. O segundo gol do Figueira aconteceu aos 18 minutos, novamente com Renan Bernabé, que aproveitou cruzamento de Léo Baiano, e escorou a bola para as redes. No lance seguinte, Ruan Levine chutou a bola em cima do zagueiro, e no rebote Guilherme Pato carimbou a defesa do Inter de Lages, que impediu o terceiro do Furacão. Pouco depois, aos 20 minutos, Wesley recebeu a bola na área alvinegra, girou e bateu no canto do goleiro Vinícius Barreta, diminuindo o marcador. A resposta alvinegra veio apenas dois minutos depois, quando Cesinha recebeu boa bola e bateu forte, parando em mais uma defesa de César Tanaka. Aos 25′, Venícius, destaque da equipe do Inter na competoção, girou e bateu de dentro da área, mas Vinícius Barreta fez a defesa. O terceiro gol do Figueirense, que sacramentou o placar, aconteceu aos 31 minutos. Após linda troca de passes, Cedric recebeu pela direira e cruzou na medida para o estreante Jefinho, que acabara de entrar. O atacante subiu mais do que a defesa lageana e tocou pela primeira vez na bola, de cabeça, ampliando o marcador para o Furacão. Nos minutos finais, o alvinegro só “gastou o tempo”, tocando a bola e esperando o apito final.
Confira abaixo, a entrevista coletiva com o técnico João Burse, falando sobre a vitória diante do Inter de Lages e comentando sobre os jogos da próxima fase do Campeonato Catarinense:
Ficha Técnica
Figueirense (3)
Vinícius Barreta; Cedric, Thomás Kayck, Genílson e Titto; Glédson, Léo Baiano (JP Iseppe) e Cesinha (Henrique Rodrigues); Guilherme Pato (Kauã Ziegler), Ruan Levine (Léo Maia) e Renan Bernabé (Jefinho)
Técnico: João Burse
Inter de Lages (1)
César Tanaka; Vitinho, Diogo Rangel, Caio Sena e Julinho (Gabriel Costa); Bruno Sena, Anderson Carvalho (Calebe) e Danilo (Wesley); Marcelinho, Baianinho e Venícius (João Hirata).
Técnico: Márcio Marolla
Gol: Renan Bernabé, aos 13 minutos do 1º tempo, e aos 18 minutos do 2º tempo; Jefinho, aos 31 minutos do 2º tempo (Figueirense); Wesley, aos 20 minutos do 2º tempo (Inter de Lages).