Há exatos dezenove anos, no dia 22 de dezembro de 2001, o Figueirense escrevia um dos mais importantes capítulos na sua história quase centenária.
Era um sábado chuvoso em Florianópolis, e o Figueirense estava prestes a conquistar o tão sonhado acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. O Estádio Orlando Scarpelli estava lotado por mais de 20 mil torcedores, que assistiram a um jogo tenso, uma verdadeira decisão diante da equipe do Caxias, do Rio Grande do Sul.
O Figueirense precisava da vitória. Aos 17 minutos da segunda etapa o alvinegro sofreu uma falta pela direita. Marcelinho cobrou na área e o talismã Abimael, que já havia marcado contra o Avaí no clássico pelo quadrangular final daquela competição, desviou de cabeça, e a bola morreu no fundo da rede da equipe gaúcha.
O gol foi uma verdadeira explosão de alegria. Abimael escreveu naquele momento, junto com todos os seus companheiros, o nome na história do Figueirense. Depois de mais de duas décadas, o alvinegro voltava para a elite do futebol brasileiro.
O time alvinegro que foi a campo diante do Caxias: César; Simplício, Márcio Goiano, Pedro Paulo, Vanin; China (Fransérgio), Léo Mineiro, William (Marcelinho), Fernandes; Genílson, Gilson Batata (Abimael). O técnico era Vágner Benazzi.
Confira algumas imagens do gol de Abimael e a explosão de alegria no Estádio Orlando Scarpelli (fotos: Cristiano Andujar / Arquivo – Memorial Alvinegro / FFC):